Bancos emprestaram 1.275 milhões de euros para habitação em fevereiro

A instituição liderada por Mário Centeno destaca que a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiu para 0,87%, em linha com a subida das taxas Euribor.

Os bancos emprestaram aos portugueses 1.275 milhões de euros para habitação em fevereiro, a maior fatia dos novos empréstimos concedidos aos particulares no segundo mês do ano, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) esta quinta-feira.

“Em fevereiro, os bancos concederam 1.940 milhões de euros de novos empréstimos aos particulares: 1.275 milhões de euros para habitação, 453 milhões de euros para consumo e 212 milhões de euros para outros fins”, lê-se na nota estatística do BdP.

A instituição liderada por Mário Centeno destaca que a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiu para 0,87% (0,81% em janeiro), em linha com a subida das taxas Euribor. Já no crédito ao consumo, “a taxa de juro média desceu para 7,71% (7,76% no mês de janeiro)”.

Tal como o ECO tinha noticiado também esta quinta-feira, os encargos mensais com o empréstimo à habitação vão dar o maior salto em dois anos para quem tem contrato associado à Euribor a três e a seis meses e cuja taxa seja revista em abril.

Já para as empresas, o montante de novos empréstimos concedidos pelos bancos foi de 1.343 milhões de euros em fevereiro, a uma taxa de juro média de 2,02% (1,90% em janeiro).

O BdP tem também dados relativos aos depósitos, que mostram que em fevereiro, “o montante de novos depósitos de particulares foi de 3.596 milhões de euros, mais 287 milhões do que em fevereiro de 2021”. A taxa de juro média manteve-se no mínimo histórico de 0,04%, naquele que foi já o quarto mês consecutivo.

Por outro lado, os novos depósitos de empresas totalizaram 776 milhões de euros, “dos quais 728 milhões de euros foram aplicados em depósitos a prazo até 1 ano, remunerados a uma taxa de juro média de 0,06%”. “Na área do euro, a taxa de juro média dos novos depósitos de empresas permanece negativa desde agosto de 2019”, acrescenta o BdP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos emprestaram 1.275 milhões de euros para habitação em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião