Nas notícias lá fora: EasyJet, França em alarme energético e Orbán

EasyJet cancelou 220 voos este fim de semana devido a baixas por Covid, estando previstos mais cancelamentos. França enfrenta situação de alarme energético devido à suspensão de centrais nucleares.

No ano passado, os bancos espanhóis aumentaram em 21% o volume de negócios gerido por balcão. No plano empresarial, a EasyJet cancelou mais de 200 voos este fim de semana devido a baixas por Covid. França enfrenta esta segunda-feira uma situação de alarme energético devido à suspensão de centrais nucleares e a uma vaga de frio. Numa altura em que vários países ocidentais cortam relações comerciais com a Rússia, a China está a negociar compras adicionais de gás russo com desconto. No plano político, Viktor Orbán venceu as eleições na Hungria e caminha para o quarto mandato no poder.

El Economista

Banca espanhola aumenta negócio por balcão em 21%

Os bancos espanhóis aumentaram em 21% o volume de negócios gerido por balcão durante 2021, graças a um novo ajustamento da rede comercial – menos 15,5% — e a um pico nos empréstimos e depósitos de clientes à boleia da reativação da economia após o impacto da pandemia. Cada agência geria 154,23 milhões de euros em média no final do ano passado, acima dos 127,45 milhões do ano anterior.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol)

The Guardian

EasyJet cancela mais de 200 voos devido a baixas por Covid

A EasyJet cancelou mais 222 voos este fim de semana, estando previstos mais cancelamentos durante esta semana, devido a baixas médicas de funcionários por estarem infetados com Covid-19. A companhia aérea low cost referiu ainda que fez um esforço para compensar a falta de pessoal ao escalar uma equipa de reserva no fim de semana, mas que mesmo assim foi forçada a anunciar mais cancelamentos para domingo e para esta segunda-feira. Há pelos menos 62 voos previstos para esta segunda-feira que já foram cancelados.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Le Monde

França decreta alerta laranja energético devido a vaga de frio e pela suspensão da energia nuclear

França enfrenta esta segunda-feira uma situação de alarme energético. A Rede de Transporte de Energia Elétrica (RTE) declarou o nível de alerta laranja perante ameaças de risco de abastecimento elétrico no país devido à forte paralisação das suas centrais nucleares e a uma vaga de frio, que leva os consumidores a consumirem mais energia. Autoridades apelam às empresas e às populações que reduzam o consumo de energia “em particular entre as 7h e as 10h” locais.

Leia a notícia completa no Le Monde (acesso livre, conteúdo em francês)

Bloomberg

Chineses reforçam compras de gás russo com desconto

Os principais compradores chineses de gás natural estão a negociar compras adicionais de gás natural da Rússia que foi rejeitado pelo mercado, procurando tirar partido dos preços mais baixos. Companhias estatais como a Sinopec e PetroChina estão em discussões com os fornecedores para comprarem carregamentos da Rússia com um desconto elevado. Alguns importadores estão a considerar usar companhias russas para participar nos processos de compra de LNG em seu nome para esconderem os seus planos dos governos estrangeiros. O LNG russo está a negociar com um desconto de 10% face ao gás do Norte Asiático.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Financial Times

Viktor Orbán conquista eleições na Hungria

O líder autoritário da Hungria e aliado da Rússia Viktor Orbán declarou a vitória nas eleições parlamentares no país, conquistando o quarto mandato consecutivo no poder. O partido Fidesz liderava as eleições com 53,1% dos votos quando 98% dos votos estavam contados, de acordo com a comissão eleitoral húngara. “É uma grande vitória. Pode ser vista da Lua e certamente de Bruxelas”, disse Orban no discurso de vitória. A aliança liderada por Peter Marki-Zay teve 35%.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: EasyJet, França em alarme energético e Orbán

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião