Nas notícias lá fora: dívida russa, Airbnb e chips

Os EUA impediram o Governo russo de pagar aos credores pela sua dívida, enquanto a Airbnb suspendeu as operações na Rússia e Bielorrússia. Espanha quer investir na produção de chips e semicondutores.

Os EUA impediram o Governo russo de pagar aos credores pela sua dívida, enquanto a Airbnb suspendeu as operações na Rússia e Bielorrússia. O Governo espanhol vai avançar com um novo projeto estratégico, com uma dotação de 11 milhões de euros, para produção de chips e semicondutores. A marcar o dia está ainda a notícia de que os CEO da Pfizer, BioNTech e Moderna receberam salários que, no seu conjunto, ascenderam aos 100 milhões de dólares durante a pandemia.

Reuters

EUA impede Rússia de reembolsar dívida para pressionar Kremlin

Os EUA impediram o Governo russo de pagar aos credores pela sua dívida de mais de 600 milhões de dólares por via das reservas que detém em bancos americanos, numa decisão que visa aumentar a pressão sobre Moscovo. Com as sanções aplicadas à Rússia por causa da invasão da Ucrânia, as reservas em moeda estrangeira detidas pelo banco central russa em instituições financeiras dos EUA foram congeladas. O Departamento do Tesouro tem permitido ao Governo russo o uso desses fundos para pagar os cupões das obrigações russas denominadas em dólar. Agora cortou o acesso a essas contas.

Leia a notícias completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Airbnb suspende operações na Rússia e Bielorrússia

A Airbnb suspendeu as operações na Rússia e Bielorrússia. “Os hóspedes em todo o mundo estão impedidos de fazerem novas reservas para estadias ou experiências na Rússia ou Bielorrúsia”, anunciou a companhia. “Os hóspedes localizados na Rússia ou Bielorrússia não podem fazer novas reservas no Airbnb”. A plataforma de alojamento local indicou ainda que as reservas a partir de 4 de abril serão canceladas.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Cinco Días

Governo espanhol quer atrair para Espanha produção de chips e semicondutores

O primeiro-ministro espanhol anunciou um novo projeto estratégico para a recuperação e transformação económica, relativo à produção de chips e semicondutores, que conta com uma dotação de 11 mil milhões de euros de investimento público. Segundo explicou Pedro Sánchez, o objetivo é colocar Espanha no pelotão da frente do progresso industrial sem esquecer o contexto da transformação digital. Esta medida deverá ser aprovada nas próximas semanas em Conselho de Ministros.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Salários dos CEO da Pfizer, BioNTech e da Moderna ascendem a 100 milhões com a pandemia

Os presidentes executivos da Pfizer, BioNTech e Moderna receberam salários que, no seu conjunto, ascenderam aos 100 milhões de dólares durante a pandemia, o que reflete o enorme sucesso comercial das vacinas de RNA mensageiro desenvolvidas por estas farmacêuticas. Os seus gestores viram também os seus salários crescerem devido ao aumento do preço das ações destas companhias.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Sondagem de Musk no Twitter pode levar à criação de botão de edição, sugere CEO

Elon Musk, que acabou de comprar uma participação de 9% no Twitter, lançou uma sondagem naquela rede social para averiguar o interesse dos utilizadores num botão para editar os tweets. O CEO do Twitter, Parag Agrawal, deixou uma resposta a essa sondagem, considerando-a importante e pedindo aos utilizadores para “votarem com cuidado”. Musk está a questionar os seus seguidores sobre se querem um botão de edição. Agrawal, que sucedeu a Jack Dorsey como CEO em novembro, citou o tweet de Musk dizendo que “as consequências desta sondagem serão importantes”.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: dívida russa, Airbnb e chips

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião