Hoje nas notícias: patentes, refugiados e Rendeiro

  • ECO
  • 5 Abril 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Portugal foi o país que mais cresceu em toda a União Europeia no registo de patentes. A média salarial oferecida na plataforma do IEFP para refugiados ucranianos situa-se nos 884 euros brutos. Condenações aos ataques de Bucha, fim dos vistos gold e a reposição do IVA a 6% para as touradas estão entre as primeiras propostas apresentadas pelos partidos. Desde que vigora regime dos TVDE já foram passadas quase mil multas. João Rendeiro garante estar “ansioso pelo início do julgamento”.

Portugal lidera no crescimento de patentes entregues na União Europeia

Em 2021, os inventores portugueses apresentaram 286 pedidos de patentes ao Instituto Europeu de Patentes (IEP). Trata-se de um aumento de cerca de 14% face a igual do período do ano anterior. Estes números colocam Portugal como o país “mais forte na Europa (de entre os países com mais de 200 pedidos de patentes)”, segundo fonte oficial IEP.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Ofertas de emprego para refugiados têm salário médio de 884 euros

No final de março, havia 21.926 ofertas de emprego para refugiados vindos da Ucrânia, registadas na plataforma do Instituto do Emprego e Formação e Profissional (IEFP). A média salarial oferecida situa-se nos 884 euros brutos, abaixo do salário médio em Portugal, mas acima do salário mínimo nacional.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Da guerra à eutanásia, as primeiras propostas dos partidos

A nova legislatura arrancou há uma semana e número de propostas apresentadas pelos partidos já se aproxima da meia centena. Entre as propostas apresentadas estão projetos de resolução a condenar os ataques em Bucha, diplomas relativos à eutanásia e sobre os vistos gold, bem como pedidos de reposição do IVA a 6% para as touradas.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Quase mil multas a operadores e motoristas TVDE

Desde 2018, altura em que entrou em vigor o regime regime jurídico da atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados (TVDE) já foram passadas 923 multas a operadores e motoristas e 43 queixas e denúncias recebidas por infrações diversas.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

“Estou ansioso pelo início do julgamento” diz João Rendeiro

João Rendeiro, antigo presidente do BPP, está em prisão preventiva na África do Sul há cerca de quatro meses, após ter fugido à Justiça portuguesa. Em declarações ao Correio da Manhã, através da sua advogada, o ex-banqueiro garante estar “ansioso pelo início do julgamento”. A defesa acredita que não será extraditado para Portugal.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: patentes, refugiados e Rendeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião