Prescrição eletrónica de exames médicos aumentou 50% com novas medidas
Os médicos dos centros de saúde já podem prescrever os exames médicos de todas as especialidades através de SMS ou e-mail. Alteração permitiu aumentar a taxa de prescrição eletrónica em cerca de 50%.
Os médicos dos centros de saúde já podem prescrever todos os meios complementares de diagnóstico e terapêutica por SMS ou e-mail. Esta alteração permitiu aumentar a taxa de prescrição eletrónica dos exames médicos em cerca de 50%.
“Já é possível a prescrição de todos os meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), de forma desmaterializada, nos cuidados de saúde primários“, revelam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em comunicado divulgado esta quarta-feira.
Esta possibilidade já existia para alguns exames, contudo, foi alargada para as restantes especialidades, nomeadamente “as áreas referentes a endoscopia gastrenterológica, medicina física e reabilitação, pneumologia-imunoalergologia e radiologia”, realça a entidade liderada por Luís Goes Pinheiro, exemplificando que “são abrangidas agora as requisições de radiografias, de TAC, de provas de exercício com avaliação de parâmetros cardiorrespiratórios (em tapete rolante ou bicicleta ergonómica), de testes de alergologia ou de colonoscopias”.
Neste contexto, os SPMS explicam que a medida visa “facilitar a vida aos doentes”, pelo que os utentes podem aceder às respetivas prescrições através da app SNS24 ou na Área Pessoal do Portal SNS24 (sns24.gov.pt) e recebê-las através de SMS e e-mail.
A entidade liderada por Luís Goes Pinheiro adianta ainda que esta alteração permitiu aumentar a taxa de prescrição eletrónica em cerca de 50%, tendo passado de cerca de 36% para 85%. Desde o início de abril, já foram passadas 302.639 prescrições eletrónicas, “das quais mais de 33 mil” só esta quarta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Prescrição eletrónica de exames médicos aumentou 50% com novas medidas
{{ noCommentsLabel }}