Refujob é a nova plataforma que promete fazer ‘match’ entre refugiados ucranianos e emprego

O projeto surge pelas mãos de Lourenço Lucena, na sequência de uma viagem humanitária à Polónia.

A Refujob é a nova plataforma sem fins lucrativos criada com o objetivo de estabelecer uma ponte entre os ucranianos à procura de emprego em Portugal e as empresas portuguesas que dispõem de oportunidades para estes profissionais. A plataforma pretende proporcionar uma integração mais rápida em Portugal e um futuro melhor para pessoas que tiveram de mudar a sua vida de forma tão abrupta. O projeto surge pelas mãos de Lourenço Lucena, na sequência de uma viagem humanitária à Polónia.

“Depois de contactarmos na primeira pessoa com uma realidade tão avassaladora, é difícil voltarmos para o conforto de casa sem quereremos fazer mais. Este é o momento de todos mostrarmos a nossa humanidade”, afirma Lourenço Lucena, que liderou uma equipa de voluntários que foram ao epicentro do conflito para ajudar as pessoas a saírem da Ucrânia, citado em comunicado.

No regresso, o CEO da agência criativa BLUG dedicou-se a conseguir encontrar as melhores soluções de alojamento e emprego para os 35 refugiados que trouxeram consigo. Através de contactos feitos durante a viagem, conseguiram alojamento e emprego para todas as pessoas, pelo que rapidamente se concluiu que muitas empresas portuguesas, sensíveis ao que se passa na Ucrânia, têm grande disponibilidade para oferecer oportunidades de emprego.

Entusiasmado com a ideia de continuar a ajuda, o empresário mobilizou a sua equipa para idealizar o projeto e conceber uma plataforma que colmatasse as necessidades sentidas pelos refugiados ao nível da procura de emprego e a vontade das empresas em apoiar esta comunidade. A BLUG aliou-se ao NOVA Innovation & Analytics Lab da NOVA IMS para concretizar a ideia.

Com o lema “Recuse-se a desistir”, o Refujob, disponível em ucraniano e inglês, disponibiliza, de forma simples e intuitiva, informações úteis para os refugiados da guerra na Ucrânia, bem como funcionalidades para procura e oferta de empregos, mediante o preenchimento de um formulário.

Após a submissão do formulário, o perfil do candidato é analisado e em função das oportunidades de emprego disponibilizadas pelas empresas, são apresentadas as opções mais ajustadas, considerando a sua formação, experiência e competências.

“Às empresas portuguesas, por sua vez, é lançado o repto de acederem à plataforma e preencherem o formulário de oferta de emprego, onde de forma clara e detalhada podem caracterizar as ofertas que têm disponíveis e, assim, contribuir para uma empregabilidade mais ajustada e assegurando o candidato certo para cada posição”, apela a Refujob.

Mais informações sobre a plataforma aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Refujob é a nova plataforma que promete fazer ‘match’ entre refugiados ucranianos e emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião