Inflação na Alemanha acelera para 7,4% em abril, um máximo de 40 anos

  • Lusa
  • 28 Abril 2022

Guerra na Ucrânia agrava preços da energia e acelera inflação na Alemanha para 7,4% em abril. Há 40 anos que não se registava um ritmo tão elevado de subida de preços.

A inflação homóloga na Alemanha subiu para 7,4% em abril, o nível mais alto em mais de 40 anos, principalmente devido à guerra na Ucrânia, segundo dados provisórios divulgados pela agência federal de estatística (Destatis).

Já em março, o índice de preços no consumidor (IPC) tinha aumentado 7,3%. Entretanto, em comparação com março, a taxa de inflação aumentou 0,8% em abril.

Desde o início da guerra na Ucrânia, os preços da energia subiram acentuadamente e têm um impacto significativo na elevada taxa de inflação. Os preços da energia aumentaram 35,3% em abril, depois de um aumento de 39,5% em março, 22,5% em fevereiro e 20,5% em janeiro.

A situação foi agravada por problemas de abastecimento devido à rutura das cadeias de abastecimento devido à pandemia da Covid-19 e aos aumentos significativos de preços no período que antecedeu a recessão económica.

A última vez que a taxa de inflação na Alemanha foi tão elevada foi no outono de 1981, quando os preços do petróleo também subiram acentuadamente na sequência da primeira Guerra do Golfo entre o Iraque e o Irão.

Os alimentos, entretanto, aumentaram 8,5% em abril e os bens em geral 12,0%.

O IPC harmonizado para a Alemanha, que é calculado de acordo com os critérios da UE, aumentou em abril 7,8% em termos homólogos e 0,7% em relação ao mês anterior.

Os resultados finais de abril serão divulgados em 11 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Alemanha acelera para 7,4% em abril, um máximo de 40 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião