EDP Renováveis sobe lucro em 75% para 66 milhões no primeiro trimestre

Receitas aumentaram 27% para 569 milhões de euros nos três primeiros meses do ano, perante o aumento da capacidade adicional.

A EDP Renováveis EDPR 1,86% aumentou os lucros em 75% para 66 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, um resultado que compara com os ganhos de 38 milhões registados há um ano, anunciou a empresa ao mercado.

A elétrica adiantou que as receitas aumentaram 27% para 569 milhões de euros com o impacto da capacidade adicional (+79 mil milhões), o recurso renovável ligeiramente superior (+20 milhões), as condições de forex e outros (+27 milhões) a serem “suficientes para neutralizar o impacto negativo do preço médio de venda, devido ao efeito de portfólio mix”.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) subiu 46% para 394 milhões de euros, superando as estimativas dos analistas, que apontavam para um resultado de 379 milhões.

Por outro lado, os custos operacionais ascenderam a 241 milhões de euros neste período, uma subida de 34% em termos homólogos que se deveu à maior capacidade operacional e aos custos antecipados para lidar com o crescimento acelerado.

A EDP Renováveis revelou também que a dívida líquida totalizava os 4,2 mil milhões de euros no final de março, correspondendo a um aumento de 1,3 mil milhões em relação a dezembro.

A empresa justifica a subida da dívida com a sua estratégia de investimento e a recente aquisição da Sunseap por 600 milhões, que “neutraliza os 365 milhões de euros de proveitos de Rotação de ativos recebidos em janeiro de uma transação em Portugal”.

(Notícia atualizada às 7h44)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis sobe lucro em 75% para 66 milhões no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião