Bolsas norte-americanas derrapam até 5% com receios de subida mais agressiva dos juros

Bolsas dos EUA afundaram até 5%, após os fortes ganhos registados na sessão anterior. Investidores estão preocupados com as medidas que possam ser tomadas para combater o aumento da inflação.

Depois da “euforia”, os principais índices norte-americanos afundaram até 5%, numa altura em que os investidores estão receosos de que o aumento das taxas de juro anunciado pela Fed possa não ser suficiente para controlar a inflação e que sejam necessárias medidas mais drásticas.

Na quarta-feira, a Fed anunciou uma subida dos juros em 50 pontos base, a maior desde 2000, para combater a aceleração da taxa de inflação nos Estados Unidos, tal como esperavam os analistas e o que trouxe algum alívio aos mercados. Contudo, esse sentimento durou pouco e os investidores temem agora que os juros subam ainda mais para que se consiga controlar a escalada da inflação nos Estados Unidos, que está em máximos de 40 anos.

Neste contexto, o S&P 500 recuou 3,56% para 4,146.87 pontos, enquanto o industrial Dow Jones cedeu 3,03% para 33.027.99 pontos. Enquanto isso, o tecnológico Nasdaq desvalorizou 5,06% para 12,850.553 pontos.

Nesta sessão, em foco estiveram também os dados relativos ao mercado laboral, com os pedidos de subsídio de desemprego a aumentar na última semana, e as empresas a aumentarem os salários, o que pode contribuir para o aumento da inflação. Na semana terminada a 30 de abril, houve um aumento de 19 mil pedidos, para 200 mil no total, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho dos EUA. Os economistas ouvidos pela Reuters apontavam para um total de 182 mil pedidos.

As cotadas ligadas ao setor tecnológico estiveram entre as mais penalizadas nesta sessão. As ações da Netflix desvalorizaram 7,69% para 188,32 dólares, enquanto os títulos da Meta, dona do Facebook, caíram 6,67 para 208,28 dólares. Já Apple recuou 5,57% para 156,77 dólares.

Em contrapartida, as ações do Twitter subiram 2,65% para 50,36 dólares, após Elon Musk ter anunciado que captou mais 7,1 mil milhões de dólares para financiar a sua proposta de aquisição da rede social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas norte-americanas derrapam até 5% com receios de subida mais agressiva dos juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião