CTT descem quase 4% e pressionam PSI

A descida dos lucros continua a pressionar os correios. Com a Europa em queda, o PSI segue a tendência nesta segunda-feira.

No arranque de uma nova semana, o PSI volta a terreno negativo. O principal índice nacional desce 0,29%, para 5.799,54 pontos, no início da sessão desta segunda-feira, Dia da Europa, em que a Rússia assinala o Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial.

Na Europa, o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, cede 0,5%. O índice alemão DAX desvaloriza 0,4%, o francês CAC 40 cai 0,8%, o espanhol IBEX encolhe 0,5% e o britânico FTSE 100 recua 0,2%.

Em Lisboa, dez cotadas estão a negociar no vermelho, uma está inalterada e as restantes quatro estão a negociar no verde.

Evolução das ações dos CTT em Lisboa:

A maior queda é registada pelos CTT, com desvaloriza 3,95%, para 3,89 euros. A cotada já tinha caído na passada sexta-feira, negociando num mínimo de um ano, depois de ter anunciado uma quebra de 38% dos lucros no primeiro trimestre do ano. A empresa liderada por João Bento anunciou na quinta-feira que o lucro no primeiro trimestre do ano caiu para 5,4 milhões de euros, um desempenho justificado com a redução dos volumes no segmento de Correio e com o abrandamento do negócio de Encomendas e Expresso.

Segue-se a Mota Engil, com uma queda de 1,08%, para os 1,28 euros, e o BCP, com um deslize de 0,96%, para os 14,48 cêntimos.

A travar maiores perdas no PSI está a EDP, com uma valorização de 0,69%, para 4,49 euros; a REN, com uma subida de 0,35%, para os 2,88 euros; e a Sonae, com um avanço de 0,19%, para os 1,04 euros.

De notar ainda a Galp, que distribui o dividendo de 52 cêntimos por ação nesta segunda-feira, estando a ceder 0,6%, para 10,75 euros, numa sessão em que o petróleo arrancou a cair ligeiramente nos mercados internacionais. No fim de semana o G7 acordou um embargo faseado ao petróleo russo e a União Europeia está a ponderar dar o mesmo passo, apesar de existirem Estados-membros que são contra essa medida, como a Hungria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT descem quase 4% e pressionam PSI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião