Alemanha prepara plano de emergência caso Rússia corte fornecimento de gás natural

Autoridades alemãs estão a desenhar um plano para o caso de a Gazprom decidir cortar subitamente o abastecimento de gás natural ao país. Estado pode assumir controlo de empresas críticas.

A Alemanha está a trabalhar num plano de contingência caso a Rússia decida cortar repentinamente o fornecimento de gás natural, que correspondeu a 55% do gás importado pelo país no ano passado. Polónia e Bulgária foram os dois países aos quais a Gazprom já deixou de fornecer este combustível, depois de estes terem resistido ao ultimato de Moscovo para que o gás seja pago em rublos.

As autoridades alemãs estão conscientes desse risco e estão a trabalhar num pacote de emergência que pode passar pela tomada de controlo de empresas consideradas críticas, avançou a Reuters, citando pessoas familiarizadas com esse plano. O esforço está a ser liderado pelo ministro dos Assuntos Económicos, segundo a agência.

Apesar da intenção da Alemanha de deixar de comprar gás natural à Rússia, fontes disseram à Reuters que tal não deverá acontecer antes de meados de 2024. Não é certo que o Kremlin decida mesmo fechar a torneira do gás ao país, dado que, esta semana, a Gazprom enviou uma carta aos clientes europeus numa tentativa de os tranquilizar, considerando que o mecanismo criado para que o gás seja pago em rublos não viola as sanções da União Europeia (UE).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha prepara plano de emergência caso Rússia corte fornecimento de gás natural

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião