Linha SNS24 vai prescrever testes antigénio de forma robotizada

Objetivo do Governo é "descongestionar o acesso aos testes rápidos de antigénio", diz Marta Temido. Ministra descarta, por enquanto, mudanças nas regras do uso de máscara.

A linha de atendimentos SNS24 vai passar a prescrever, de forma robotizada, testes rápidos antigénio a doentes com autoteste positivo à Covid-19, informou esta quinta-feira a ministra da Saúde. A ideia, explicou Marta Temido, é “descongestionar o acesso” a estes testes.

“Vamos ter a possibilidade de as pessoas com um autoteste positivo, ao ligarem para a linha Saúde24 a partir do final desta semana, terem acesso a uma prescrição de forma automática para um teste rápido antigénio, disponibilizada pelo atendimento automático, robotizado”, explicou a ministra da Saúde, em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP3. O objetivo é “descongestionar o acesso aos testes rápidos e de antigénio”.

Marta Temido falou ainda na situação epidemiológica do país, referindo que, “neste momento, se regista um aumento de casos e isso era expectável”. “Estamos a ter um aumento da predominância de uma das linhagens da Omicron, com um crescimento bastante significativo — cerca de 37% de prevalência nos atuais casos e poderá atingir os 80% a 20 de maio. É expectável que tenhamos ainda um crescimento”, disse.

Apesar disso, a ministra explicou aos jornalistas que, “neste momento, o impacto da doença é totalmente diferente” e que, “muito provavelmente”, Portugal conseguirá “ultrapassar esta fase de crescimento de casos” de Covid-19. Por isso, descartou alterar, por enquanto, as regras quanto ao uso de máscaras, que atualmente são obrigatórias apenas em unidades de saúde e transportes públicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Linha SNS24 vai prescrever testes antigénio de forma robotizada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião