5 coisas que vão marcar o dia

Esta sexta-feira é o último dia que os partidos têm para apresentar propostas de alteração ao Orçamento de Estado. É também o dia da audição a Fernando Medina e a Ana Mendes Godinho.

Será um dia ocupado para Fernando Medina, ministro das Finanças, que se desdobra em intervenções e uma audição. O foco está no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) com o prazo para apresentar propostas a terminar esta sexta-feira às 18h. O INE divulga a atividade turística em março e em França e Espanha é conhecida a taxa de inflação de abril.

Medina e Mendes Godinho concluem audições do OE2022

Esta sexta-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, será ouvida pelos deputados no âmbito da fase de especialidade do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), às 9h. De tarde, às 15h, é a vez do ministro das Finanças, Fernando Medina, que na nota explicativa prévia à audição antecipa estar otimista sobre uma melhoria do rating este ano. Estas duas audições concluem as duas semanas em que o Parlamento esteve a ouvir ministros e outras entidades sobre a proposta de Orçamento.

Acaba prazo para submeter alterações ao OE2022

Também esta sexta-feira, às 18h, termina o prazo para os partidos submeterem propostas de alteração ao Orçamento para 2022. O grupo parlamentar do PSD apresentou as suas propostas esta quinta-feira. Hoje é a vez do grupo parlamentar do PS, que articula com o Ministério das Finanças o que quer mudar na proposta original — ainda para mais agora com a maioria absoluta, sem precisar dos votos de outros partidos –, apresentar as suas propostas. Até esta quinta-feira já tinham sido entregues mais de 600 propostas.

Holofotes mediáticos sobre Medina e Centeno

O ex-ministro das Finanças e atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o atual ministro das Finanças, Fernando Medina, terão várias intervenções ao longo do dia. Centeno fará uma intervenção no Fórum Banca logo às 9h10. Mais tarde, ao almoço, estará no International Club of Portugal. Já Medina falará no Fórum Banca às 12h45 e, antes disso, estará no “Invest EU Day, Booster for Investments for a Green, Digital and Fair Economy”, um evento do Banco Europeu de Investimento (BEI) e da Representação da Comissão Europeia em Portugal, ao lado do ex-secretário de Estado das Finanças e atual vice-presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix.

Como evoluiu o turismo em março?

A resposta é dada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira com a divulgação dos dados mais completos da atividade turística em março. Na estimativa rápida, o gabinete de estatística adiantava que o setor tinha mantido o dinamismo, crescendo 464,1% e 543,2% em termos de número de hóspedes e de dormidas, respetivamente, em termos homólogos. “Os níveis atingidos em março de 2022 foram, no entanto, inferiores aos observados antes da pandemia, com reduções de 15,3% nos hóspedes e 12,7% nas dormidas face a março de 2019”, notava o INE.

Inflação vista à lupa

Neste dia serão também divulgados mais dados sobre a evolução dos preços na Zona Euro. No caso de França e de Espanha, será divulgada a estimativa final do Índice de Preços no Consumidor de abril. No caso espanhol também é divulgado o IHPC, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, o qual é utilizado pelo Eurostat para comparações europeias. Os analistas estarão atentos à evolução da inflação em duas das maiores economias da Zona Euro, depois de na Grécia a taxa ter chegado aos dois dígitos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião