Allianz vende parte maioritária da sua operação na Rússia

  • ECO Seguros
  • 5 Junho 2022

Transação assegura continuidade de serviço aos clientes e empregos, justifica o Grupo Allianz antecipando impacto negativo de 400 milhões de euros na conta de ganhos e perdas.

O Allianz Group cedeu uma participação maioritária da sua operação na Rússia à Zetta Insurance, companhia detida pela Interholding LLC. O acordo, que se enquadra na decisão da seguradora de se retirar da federação russa, tem objetivo de assegurar continuidade de serviço aos clientes e garantir empregos, adianta a companhia alemã indicando que a venda carece ainda de validação por parte dos organismos reguladores.

Após a conclusão da transação que, segundo estima o grupo alemão, terá impacto negativo de 400 milhões de euros no saldo de ganhos e perdas (boa parte deste efeito antecipado como consequência da reavaliação e impacto cambial sobre capitais próprios), a Allianz manterá uma participação minoritária de 49,9% na empresa combinada. Ainda, segundo refere a nota da companhia seguradora, os níveis de solvência e a situação de tesouraria do Grupo não serão afetados.

Com mais de um milhão de clientes, além de uma carteira de fregueses do segmento empresarial (PME), a Zetta opera uma rede de vendas com mais de 120 pontos de distribuição na Rússia e 6 500 agentes distribuídos por mais de 150 cidades russas, indica ainda o comunicado da Allianz, acrescentando que a adquirente tem parcerias estabelecidas com 350 concessionários automóveis e 30 bancos comerciais com atividade na Rússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz vende parte maioritária da sua operação na Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião