Google disponibiliza três mil novos certificados em colaboração com APDC e IEFP

A parceria com a APDC e o IEFP iniciou-se no ano passado, com três mil bolsas de formação. Face à forte procura, a tecnológica aumentou o número de certificações para seis mil.

A Google vai disponibilizar três mil novos certificados este ano para realizar os cursos de formação online, em parceria com a Associação Portuguesa de Desenvolvimento das Comunicações (APDC) e com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Esta iniciativa de formação conta também com o apoio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e é uma expansão das três mil bolsas iniciais anunciadas pela Google no ano passado. Além dos cursos já disponíveis, a Google vai ainda lançar uma nova certificação em Marketing & E-commerce.

“As competências digitais são necessárias para qualquer pessoa em busca de emprego, recolocação no mercado de trabalho ou pequeno empreendedor. E, além disso, são também as competências que as grandes empresas estão a procurar nos profissionais. Com a parceria entre empresas privadas e associações públicas e organismos públicos, estamos a chegar a mais pessoas e a apoiar Portugal na transformação e recuperação económica”, afirma Helena Martins, responsável por políticas públicas da Google Portugal, em comunicado.

A Google vai juntar à sua oferta de formação já existente uma nova certificação em Marketing & E-commerce, destinada a capacitar pessoas e as pequenas empresas a crescerem nos negócios online. Este curso dá competências em marketing digital e comércio eletrónico, abrangendo áreas como encontrar clientes, construir uma loja online, medição e análise e como aumentar a fidelização do cliente.

As formações integram-se na iniciativa dos Certificados Profissionais da Google, um compromisso da Google dirigido a pessoas desempregadas e que visa reforçar a empregabilidade dos portugueses e o desenvolvimento de competências digitais.

A parceria com a APDC e o IEFP iniciou-se no ano passado, com três mil bolsas de formação para a realização de um dos cursos que fazem parte dos Certificados Profissionais da Google. Face à forte procura, a Google aumentou o número de certificações para seis mil. O curso é dividido por módulos e, em 2021, cerca de cinco mil portugueses concluíram pelo menos um dos módulos.

Nesta colaboração, a APDC conta com o apoio do IEFP na divulgação e sinalização junto dos potenciais candidatos para realizar um dos cinco cursos atualmente disponíveis: Apoio Técnico de Tecnologias de Informação (em português e inglês), Gestão de Projetos (em inglês), Análise de Dados (em inglês), Design da Experiência do Utilizador (em inglês) e Marketing Digital & E-commerce (em inglês). Em breve, todos os cursos estarão disponíveis em português.

“É fundamental acelerar as competências digitais como fator de competitividade dos trabalhadores. Portugal tem todas as condições para liderar este posicionamento na Europa. É nossa prioridade total investir na valorização dos trabalhadores e nas qualificações, como forma de promover uma maior inovação e capacidade de atrair e reter talento para Portugal”, refere Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“Este tipo de projetos, que visam contribuir para atenuar o problema da escassez de recursos qualificados nas áreas do digital, encaixam na perfeição na missão da associação, que representa as principais empresas tecnológicas, de telecomunicações e media em Portugal. É evidente que o país precisa com urgência de investimentos na qualificação, requalificação e melhoria das competências dos recursos humanos. Só assim se pode fazer face às tendências demográficas negativas e à crescente escassez de talento com que se deparam atualmente as empresas de todos os setores”, acrescenta Rogério Carapuça, presidente da APDC.

Em 2021, no lançamento dos primeiros certificados digitais, a APDC e o IEFP comprometeram-se a contribuir para a promoção da igualdade de género na seleção dos candidatos. Nessa primeira fase, cerca de 50% das pessoas que concluíram alguns dos módulos eram do sexo feminino. Para estes novos certificados, o compromisso mantém-se.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google disponibiliza três mil novos certificados em colaboração com APDC e IEFP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião