Nas notícias lá fora: Gasolina, criptomoedas e Tesla

  • ECO
  • 21 Junho 2022

Biden está a ponderar suspender o imposto sobre a gasolina. Espanha vai exigir declarações anuais de criptomoedas. Tesla processada por ex-funcionários por "despedimento em massa".

O presidente norte-americano Joe Biden está a ponderar suspender o imposto sobre a gasolina. Espanha vai exigir declarações anuais de criptomoedas. A fabricante de carros elétricos Tesla foi processada por ex-funcionários por “despedimento em massa”. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia lá fora.

CNBC

Biden está a ponderar suspensão de imposto sobre gasolina

O Presidente dos Estados Unidos está a ponderar a suspensão de um imposto sobre a gasolina, o que permitiria uma poupança de 18,4 cêntimos por galão (3,78 litros). “Sim. Estou a considerar isso”, admitiu Joe Biden, aos jornalistas, depois de um passeio ao longo da praia, nas proximidades da sua residência, no Estado do Delaware. “Espero ter uma decisão baseada em informação. Estou a apontar para perto do fim de semana”. O governo de Biden tem procurado formas de aliviar os consumidores dos preços elevados na ‘bomba’, que começaram a subir no ano passado, mas aceleraram depois de a Rússia invadir a Ucrânia, no final de fevereiro. A média dos preços da gasolina à escala dos EUA está perto dos cinco dólares por galão.

Leia a notícia completa na CNBC (acesso livre, conteúdo em inglês)

Taipe Times

Primeiro-ministro da Austrália vai envolver-se diplomaticamente no caso Assange

O primeiro-ministro australiano pretende envolver-se “diplomaticamente” no processo desencadeado pelos EUA com vista a obterem a extradição do fundador da Wikileaks, Julian Assange, que procura evitar ser extraditado. Com cada vez mais vozes na Austrália a exigirem que o primeiro-ministro atue no caso de Assange, um australiano com 50 anos, Anthony Albanese confirmou as afirmações que tinha feito no ano passado, quando estava na oposição. Na altura tinha dito que “o que é demais é demais” e que “não via qual era o interesse de processar Assange”. Agora disse ter “a intenção de dirigir um Governo que se envolva diplomaticamente e de maneira oportuna com os seus interlocutores”.

Leia a notícia completa no Tiape Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

Expansión

Espanha vai exigir declarações anuais de criptomoedas desde janeiro

Espanha vai mesmo começar a controlar as moedas virtuais. O Governo está a fechar o regulamento que prevê regras para os detentores de criptomoedas. O documento, tal como está, prevê que as pessoas residentes em Espanha, bem como empresas detidas por residentes no estrangeiro, que prestem serviços para manter ou transferir moedas virtuais sejam obrigados a apresentar uma nova declaração anual, detalhando a totalidade de moedas virtuais detida desde janeiro deste ano.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso pago, conteúdo em espanhol)

Reuters

Tesla processada por ex-funcionários por “despedimento em massa”

Ex-funcionários da Tesla avançaram com uma ação contra a empresa de carros elétricos, alegando que a decisão de realizar um “despedimento em massa” violou a lei, uma vez que a empresa não avisou previamente os trabalhadores — o prazo previsto na lei é de 60 dias. O processo foi aberto no final de domingo no Texas por dois trabalhadores que disseram ter sido despedidos da fábrica da Tesla em Sparks, Nevada, em junho. De acordo com o processo, mais de 500 funcionários foram demitidos na mesma fábrica.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

The Guardian

Jovens vão a tribunal europeu para impedir tratado que ajuda investidores de combustíveis fósseis

Jovens vítimas da crise climática vão arrancar esta terça-feira com uma ação no principal tribunal de direitos humanos da Europa contra um tratado de energia que protege os investidores de combustíveis fósseis. Cinco pessoas, com idades entre os 17 e os 31 anos, que sofreram inundações devastadoras, incêndios florestais e furacões, argumentam que a adesão dos seus governos ao Energy Charter Treaty (ECT) é um obstáculo perigoso à ação sobre a crise climática. Esta é a primeira vez que o tribunal de Estrasburgo vai ponderar sobre este tratado.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso pago, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Gasolina, criptomoedas e Tesla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião