Carris Metropolitana só chega a Lisboa e outros oito concelhos em janeiro de 2023

O arranque da Caris Metropolitana nos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras, Sintra, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira foi adiado para 1 de janeiro de 2023.

O arranque da Caris Metropolitana foi adiado para 1 de janeiro de 2023 nos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras, Sintra, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira, anunciou a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), dado que “não estão garantidas as condições consideradas essenciais” para o novo serviço, revelou a entidade num comunicado. A hipótese do adiamento na Grande Lisboa tinha sido avançada esta quarta-feira de manhã pela Renascença.

A Carris Metropolitana, marca única e integrada dos transportes urbanos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), previa ter os primeiros autocarros a circular na área de Lisboa a partir de 1 de julho. Contudo, a falta de um “número bastante significativo de viaturas novas, a inexatidão nas datas da sua disponibilidade e a adequação dos sistemas de informação necessários à prestação do serviço” estão entre as razões elencadas pela empresa para este adiamento, pelo que a entrada em funcionamento do novo serviço em nove concelhos só acontecerá em janeiro do próximo ano.

Em comunicado, a TML explica que este adiamento vai afetar a Área 1, “que corresponde aos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra”, bem como a Área 2, “que corresponde aos concelhos de Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira”.

Neste contexto, “a entrada em funcionamento é adiada para dia 1 de janeiro de 2023, uma vez que não estão garantidas as condições consideradas essenciais para a entrada em funcionamento do novo serviço, por razões da responsabilidade dos operadores prestadores de serviço nas Áreas 1 e 2″.

Almada, Seixal e Sesimbra já em julho

Já no que toca à Área 3, que abrange os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, o arranque do novo serviço está previsto para 1 de julho deste ano, “com mais frequências, horários, linhas novas e uma frota de autocarros renovada”, sinaliza a empresa.

Nesse dia, está também previsto um aumento da oferta de autocarros na Área 4, que corresponde aos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, “uma vez que o nível de serviço que se encontra a ser prestado ainda é inferior ao definido contratualmente na Carris Metropolitana”, justifica a TML.

Durante o verão, a TLM prevê ter em funcionamento 111 linhas, isto é, mais 23 face às atuais 88, o que representa um aumento de veículos quilómetro de 21%, 29% e 16%, respetivamente, nos dias úteis, sábados e domingos”. Para já, vão circular 339 autocarros, dos quais 236 são integralmente novos.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h47)

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