Governo antecipa descida de 3 cêntimos no gasóleo e gasolina

Litro de gasóleo simples vai custar 2,05 cêntimos e o da gasolina simples 95 descerá para 2,08 euros.

Esta segunda-feira, quando for abastecer a sua viatura vai ter boas notícias porque os preços vão descer. O Governo antecipa que tanto o litro de gasóleo como da gasolina vão descer três cêntimos, já tendo em conta as alterações ao nível da carga fiscal, de acordo com os dados enviados pelo Ministério das Finanças ao ECO.

Assim, o litro de gasóleo simples vai custar 2,05 cêntimos e o da gasolina simples 95 descerá para 2,08 euros, usando por base os valores médios praticados nas bombas na passada segunda-feira. O diesel continua assim acima da fasquia dos dois euros.

Esta semana, o Executivo reduziu a carga fiscal (IVA + ISP) em 0,4 cêntimos no caso da gasolina, mas não fez qualquer alteração ao nível do gasóleo porque já atingiu o limite mínimo do ISP do gasóleo definido pela diretiva europeia. E enquanto a Comissão Europeia não autorizar a suspensão desse limite, que já foi pedida, não poderá haver mais mexidas para ajudar a mitigar o impacto da subida dos preços naquele que é o combustível mais utilizado pelos portugueses.

Com esta decisão, as Finanças sublinham em comunicado enviado às redações na sexta-feira, que o Executivo mantém “o alívio global da carga fiscal sobre os combustíveis por via das duas medidas em vigor — mecanismo semanal de revisão do ISP e redução das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa do IVA de 13% –, totalizando 22,2 cêntimos por litro de gasóleo e 25,9 cêntimos por litro de gasolina”.

“A estes valores acresce ainda a não atualização da taxa de carbono em cerca de 6 cêntimos por litro”, especifica o comunicado, lembrando que no final da semana “a situação voltará a ser avaliada” para definir os valores do eventual alívio da carga fiscal.

Esta descida dos preços na bomba reflete duas semanas de queda nas cotações do brent, ainda que na sexta-feira o barril que serve de referência para o mercado europeu tenha fechado a valorizar 2,8% para os 113 dólares. A desvalorização é explicada pelos receios de uma recessão mundial provocada pelos efeitos da guerra na Ucrânia e as consequências de uma subida mais agressiva das taxas de juro por parte dos bancos centrais num esforço de travar a escalada da inflação. Os indicadores de atividade mais fracos nos Estados Unidos esta semana apenas alimentaram ainda esses receios.

Brent regista duas semanas de queda

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo antecipa descida de 3 cêntimos no gasóleo e gasolina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião