ISP na gasolina praticamente inalterado na semana que vem

  • Lusa e ECO
  • 24 Junho 2022

Redução do ISP no gasóleo é de 22,2 cêntimos por litro, e 25,9 cêntimos na gasolina. A estes valores acresce a “não atualização”, em aproximadamente 6 cêntimos por litro, da taxa de carbono.

O desconto no ISP sobre o gasóleo, revisto semanalmente pelo Governo e aplicado para travar a subida dos preços dos combustíveis, vai manter-se inalterado e terá uma descida marginal no caso da gasolina, anunciou o Ministério das Finanças.

“Tendo em conta a perspetiva da evolução dos preços na próxima semana, o desconto de ISP [Imposto sobre Produtos Petrolíferos] atualmente em vigor no gasóleo manter-se-á inalterado. No caso da gasolina, regista-se uma redução do desconto em 0,4 cêntimos (IVA+ISP)”, lê-se num comunicado do Ministério das Finanças.

No total, considerando o alívio da carga fiscal sobre os combustíveis através do mecanismo semanal de revisão do ISP e a descida das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) de 13%, o desconto será de 22,2 cêntimos por litro de gasóleo e de 25,9 cêntimos por litro de gasolina.

O executivo ressalvou que a estes valores acresce a “não atualização” da taxa de carbono em aproximadamente seis cêntimos por litro. A situação volta a ser avaliada na próxima semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ISP na gasolina praticamente inalterado na semana que vem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião