5 coisas que vão marcar o dia
Pôr combustível vai ficar mais barato a partir desta segunda-feira. Também serão conhecidos os dados das importações e exportações relativos a maio e há reunião do Eurogrupo
A semana começa com a descida do preço dos combustíveis, com o litro do gasóleo simples a voltar a baixar do patamar dos 2 euros. No mesmo dia, o primeiro-ministro inicia o primeiro de dois dias de visita oficial a Moçambique e serão divulgados os dados das importações e exportações relativos a maio. Nota ainda para a reunião dos ministros da zona euro, que vão formalizar a entrada da Croácia na moeda única.
Combustíveis mais baratos
Pôr combustível vai ficar mais barato nesta semana: o preço do gasóleo vai descer 6,5 cêntimos por litro e a gasolina ficará 7 cêntimos mais barata, apurou o ECO junto de fonte do setor. Feitas as contas, a gasolina vai ter a maior queda desde 2 de maio. A confirmarem-se estes valores, o litro de gasóleo simples deverá custar 1,928 euros, enquanto o litro de gasolina simples 95 custará 2,014 euros, de acordo com os valores médios praticados nas bombas.
País em contingência por causa dos incêndios
António Costa cancelou a visita a Moçambique prevista para 11 e 12 de julho por ocasião da Cimeira Luso-Moçambicana. A decisão foi espoletada pelas temperaturas muito elevadas sentidas no território continental, com os termómetros a atingirem mais de 40 graus celsius em algumas regiões. Face a esta situação, o Governo decidiu colocar o país em situação de contingência, numa altura em que há vários incêndios em curso — os mais preocupantes nos distritos de Vila Real, Leiria e Santarém.
ERSE publica relatório dos preços dos combustíveis
Publicado desde o final de maio, este documento permite comparar os preços fixados nas gasolineiras com os calculados pelo regulador. Os cálculos são feitos pela soma dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional (SPN), os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho, que equivale à média dos custos de retalho em Portugal dos últimos quatro anos.
Ministros das Finanças aprovam Croácia no euro
Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se na segunda-feira, com a adesão da Croácia à moeda única como um dos pontos da ordem de trabalhos. O Eurogrupo também vai debater os desafios macro-económicos, discutir os impactos do euro digital e a nomeação do novo líder do MEE, tal como falar sobre as orientações de política fiscal para 2023.
Estatísticas do comércio internacional
O Instituto Nacional de Estatística vai divulgar os dados das importações e exportações relativos ao mês de maio, o terceiro mês completo em que o comércio internacional foi afetado pela guerra na Ucrânia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}