Portugal é o quarto melhor país para expatriados. Subiu um lugar

Portugal avançou um lugar no ranking Expat Insider. Expatriados elogiam qualidade de vida, mas fazem avaliação negativa das perspetivas de carreira.

Portugal destaca-se entre os melhores destinos para os expatriados, ficando em quarto lugar no ranking Expat Insider 2022. Este resultado representa uma subida face à lista do ano anterior, mas fica ainda fora do pódio atingido em 2019. Os estrangeiros que deixaram o seu país dão pontos à qualidade de vida em Portugal, bem como à facilidade de assentar, mas fazem uma avaliação pior das condições de trabalho. Quanto às finanças pessoais, destacam o baixo custo de vida mas também os baixos salários.

O ranking, que contempla 52 países e é liderado pelo México, avalia vários indicadores, sendo que Portugal está no top 10 dos índices de Qualidade de Vida (4º), Facilidade de Acomodação (7º) e Finanças Pessoais (10º). No índice que mede os essenciais para os expatriados, o país fica em 19º lugar, sendo o pior resultado mesmo no indicador que avalia o trabalho no estrangeiro (35º).

No geral, 85% dos expatriados estão felizes com a vida em Portugal, em comparação com 71% globalmente, destacando aspetos como o clima, a segurança e opções de lazer, nomeadamente desportos. Cerca de 45% dos expatriados pretendem ficar em Portugal para sempre, enquanto apenas 35% dos expatriados em todo o mundo dizem isso sobre o respetivo país anfitrião.

O lado negativo surge no aspeto laboral. O indicador com pior avaliação é as perspetivas de carreira, no qual Portugal se encontra entre os 10 piores a nível mundial (43º). Os expatriados “estão insatisfeitos com o mercado de trabalho local (39% vs. 27% globalmente) e as oportunidades de carreira pessoal (27% vs. 22% globalmente)”, indica a InterNations, organização que elabora o ranking.

Os salários são outro ponto negativo, apesar de os expatriados admitirem que o custo de vida não é alto. Perto de dois terços dos estrangeiros a trabalhar cá ganham menos de 50.000 dólares por ano, em comparação com 53% globalmente, e 24% ganham menos do que 12.000 dólares por ano (vs. 18% globalmente). É de ressalvar, ainda assim, que uma grande parte dos expatriados em Portugal está reformado (27% vs. 10% globalmente) e outra parte trabalha em part-time.

Neste ranking, que teve respostas de 12 mil participantes, a coroa vai para o México, país que foi considerado o mais fácil de se instalar e travar amizades, e o segundo melhor em termos de finanças pessoais. O pódio fica completo com Indonésia, com os expatriados a considerar que os rendimentos são mais do que suficiente para levar uma vida confortável, e Taiwan, que obtém boas pontuações na segurança e estabilidade financeira.

Por outro lado, Kuwait (52º), Nova Zelândia e Hong Kong ficam no fundo da tabela para os expatriados. Enquanto o Kuwait se encontra entre os piores destinos do mundo para todos os indicadores, aqueles que se mudaram para a Nova Zelândia têm dificuldades com a carreira e aqueles em Hong Kong estão descontentes com o ambiente local.

Veja o top 10 dos melhores países para expatriados:

  1. México
  2. Indonésia
  3. Taiwan
  4. Portugal
  5. Espanha
  6. Emirados Árabes Unidos
  7. Vietname
  8. Tailândia
  9. Austrália
  10. Singapura

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o quarto melhor país para expatriados. Subiu um lugar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião