Altri afunda 11%. PSI contraria Europa e fecha em baixa

Papeleira viu os lucros do semestre subirem mais de 56%, mas os investidores temem dificuldades conjunturais adiante. Ações caíram quase 11%, o pior desempenho do PSI.

A Altri caiu quase 11% na última sessão da semana. Apesar de a papeleira ter anunciado lucros de quase 70 milhões de euros no primeiro semestre, um crescimento superior a 56%, os investidores castigaram a empresa na bolsa, receando um período menos favorável adiante.

Ao perder 10,9%, para 5,76 euros por ação, a Altri foi o pior desempenho do PSI, num dia em que o principal índice português caiu 0,62%, para 6.122,57 pontos, não acompanhando a tendência positiva das congéneres europeias. A queda intradiária não impediu o índice de registar a melhor semana em dois meses, acumulando uma valorização semanal de 3,77%.

Além da papeleira, a praça lisboeta foi penalizada pela Sonae, dona dos hipermercados Continente, que desvalorizou 2,55%, apesar de ter revelado que os lucros no semestre dispararam 89%, para 118 milhões de euros. O BCP corrigiu mais de 2%, depois de ter visto as ações crescerem mais 6,28% na sessão anterior.

Em sentido inverso, a Galp foi determinante para impedir uma queda maior do PSI esta sexta-feira. A petrolífera viu as ações subirem 3,11%, para 10,28 euros, enquanto os CTT somaram 2,77%, para 3,335 euros, depois de a administração ter deixado notas positivas sobre o negócio do correio na atual concessão do serviço postal universal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri afunda 11%. PSI contraria Europa e fecha em baixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião