Portugal com oitava menor subida da inflação do euro. Há países com aumento de 20%

Variação de preços harmonizada na zona euro atingiu os 8,9% em julho. Subida dos preços da energia foi de 39,7% face ao mês de 2021, aumento menor do que os 42% de junho.

A taxa de inflação homóloga na Zona Euro terá atingido 8,9% em julho. Trata-se de uma aceleração face aos 8,6% registados no mês passado, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Eurostat. Na Zona Euro, a variação é medida pelo índice harmonizado de preços.

O encarecimento dos preços dos produtos energéticos (+39,7%) foi o fator que mais contribuiu para a aceleração da taxa de inflação na região. Ainda assim, a subida homóloga foi menor face a junho (42%).

Com 9,4%, Portugal teve a oitava menor subida de preços da zona euro, embora tenha ficado acima da média da moeda única.

Por esta ordem, Estónia, Letónia e Lituânia tiveram um aumento de preços acima dos 20% face ao mesmo mês de 2021. Os três países fazem fronteira com a Rússia, do qual dependem, por exemplo, para o fornecimento de gás.

Entre os maiores países da moeda única, apenas Espanha registou maior aumento de preços (10,8%) do que Portugal. França, Itália e Alemanha tiveram subidas menos expressivas.

Na variação em cadeia, Grécia, Luxemburgo, Itália, Bélgica e Espanha foram os cinco países em que os preços desceram entre junho e julho.

Os dados do Eurostat serão confirmados em 18 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal com oitava menor subida da inflação do euro. Há países com aumento de 20%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião