OPEP mantém previsão de aumento do consumo de crude em 2023

  • Lusa
  • 11 Agosto 2022

Organização dos Países Exportadores de Petróleo prevê aumento do consumo do crude em 2,7% no próximo ano, para 102,72 milhões de barris diários. Procura será mais elevada na China, Índia e Rússia.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) insistiu esta quinta-feira na previsão de um aumento de 2,7% do crude em 2023, graças a “um crescimento económico mundial saudável” e à melhoria da contenção da pandemia na China.

No seu relatório mensal sobre o mercado de crude, a OPEP prevê que em 2023 a procura de petróleo chegue a 102,72 milhões de barris diários, com fortes aumentos na China, Rússia e Índia e mais moderados nos países ricos do Ocidente.

Para este ano, a organização baixou ligeiramente as previsões de consumo para 100,3 milhões de barris por dia. Esta revisão em baixa, de apenas 26.000 barris diários, deve-se à expectativa de um ressurgimento das restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19 na segunda metade do ano e “às atuais incertezas geopolíticas”.

“Em 2023, a expectativa de um crescimento económico mundial saudável e as melhorias previstas na contenção da covid-19 na China devem impulsionar o consumo de petróleo”, indicou a OPEP no relatório.

A procura na China e na Índia deverá crescer 4,8% e 4,6%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPEP mantém previsão de aumento do consumo de crude em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião