Aumento do preço dos combustíveis em junho acompanhou mercados internacionais

O preço da gasolina e do gasóleo em Portugal evoluíram em linha com o mercado internacional de petróleo e derivados durante o mês de junho.

Os preços de venda ao público (PVP) médio do gasóleo e da gasolina em Portugal, acompanharam o comportamento do barril de petróleo e seus derivados nos mercados internacionais, ao registarem, em junho, aumentos de 7,4% e 8,5%, respetivamente, face ao mês anterior.

De acordo com o boletim de mercado de combustíveis e GPL divulgado, esta terça-feira, pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o PVP da gasolina simples 95 passou de dois euros por litro em maio, para 2,169 euros por litro em junho, enquanto o gasóleo subiu de 1,893 euros para 2,034 euros por litro.

Esta valorização acompanhou aquela registada no mercado internacional. Segundo a análise da entidade liderada por Pedro Verdelho, o preço do gasóleo e da gasolina no mercado North West Europe (NWE, na sigla em inglês) aumentou face ao mês anterior, acompanhando o preço do barril de petróleo que aumentou em junho. O aumento mais acentuado verificou-se na cotação do gasóleo (+18,5%), seguindo-se a gasolina (+10,7%) e o jet (+10,4%). Em contraciclo, o GPL Auto diminuiu (-4,3%).

Já as cotações dos gases de petróleo liquefeito (butano e propano), na Europa, diminuíram em junho, 4,3% e 12,9%, respetivamente, tendo o butano negociado, em média, 3,3% acima do propano.

A ERSE informa ainda que o preço spot do WTI aumentou 8,6%, para um valor médio de 114,62 dólares, por comparação ao barril negociado em maio. Esta subida também se verificou na cotação spot do barril do brent que registou um aumento de 4,4%, no mesmo período, para um valor médio de 122,78 dólares.

Hipermercados continuam a apresentar as ofertas mais competitivas

À semelhança dos boletins anteriores, os hipermercados continuam a oferecer os preços mais competitivos para os que querem abastecer o depósito, tanto para o gasóleo como para a gasolina simples 95.

Segundo o boletim, a gasolina esteve 1,9% abaixo dos operadores do segmento low cost e 5,7% inferiores aos dos postos de abastecimento que operam sob a insígnia de uma companhia petrolífera, representando uma diferença de 12,6 cêntimos por litro (cent/l). No gasóleo, os hipermercados apresentaram, em junho, preços médios de cerca de 10,4 cent/l abaixo do PVP médio nacional enquanto o preço da oferta low cost esteve 1,7% acima do preço dos hipermercados. As companhias petrolíferas de bandeira reportaram preços médios de 2,059 euros/l, cerca de 2,5 cent/l acima do preço médio nacional.

Quanto à localidade Beja, Bragança e Lisboa foram os distritos onde a gasolina e gasóleo estiveram mais caros. Em sentido contrário, Braga, Castelo Branco e Santarém são os distritos que apresentam combustíveis rodoviários mais baratos em Portugal Continental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumento do preço dos combustíveis em junho acompanhou mercados internacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião