“Falha técnica” na Ascendi atrasa pagamento de portagens em ex-SCUT

Passagens em pórticos com uma semana ainda não foram disponibilizadas para pagamento. Ascendi confirma "falha técnica" e garante que não serão cobrados valores adicionais em situações "excecionais".

Passou num pórtico da autoestrada, não tem Via Verde e não está a conseguir pagar as portagens devidas nos CTT? O seu caso não é único. A concessionária Ascendi está a experienciar uma “falha técnica” que ameaça atrasar o pagamento de portagens em viagens na A13 e A23 até à próxima semana, apurou o ECO e confirmou fonte oficial da empresa.

“Informamos que, de facto, devido a uma falha técnica, não foi possível disponibilizar atempadamente para pagamento, nos locais habituais, algumas viagens efetuadas na última semana nas autoestradas A13 e A23 (Torres Novas-A1/Abrantes), o que deverá acontecer durante a próxima semana”, confirmou a Ascendi.

O ECO sabe que algumas passagens em ex-SCUT realizadas na semana passada sem identificador eletrónico ainda não tinham sido disponibilizadas para pagamento nos CTT esta quinta-feira. Após várias tentativas, não foi possível contactar um operador através da linha de apoio ao cliente da Ascendi, sendo que, esta quinta-feira, passou a ser reproduzida uma mensagem a dar conta de constrangimentos no atendimento aos clientes.

A Ascendi promete, todavia, que não serão cobrados valores extra a quem seja afetado por este problema: “A existirem casos excecionais em que não seja possível efetuar o pagamento dessas viagens, será enviado um documento de cobrança com o valor que pagaria antes nos CTT ou nos agentes PayShop”, assegurou fonte oficial ao ECO.

Os cidadãos com matrículas portuguesas que prefiram obter uma proteção adicional podem deslocar-se a um balcão dos CTT e solicitar uma declaração de indisponibilidade. Trata-se de um documento assinado e carimbado pelos Correios que prova que o cidadão se deslocou a um balcão para pagar as portagens, não tendo sido possível por motivos de ordem técnica. No entanto, este documento não inibe o pagamento do valor em dívida mais tarde.

Durante um contacto para a linha de apoio ao cliente de outra concessionária, o operador recomendou a obtenção desse documento e confirmou ter conhecimento de queixas de outros automobilistas sobre a indisponibilidade das portagens para pagamento por parte da Ascendi. Ao que foi possível apurar, o problema pode afetar viagens feitas na passada quinta-feira, dia 18, pelo menos.

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