Trabalho híbrido reduz atritos e conflitos em 35%

Na empresa analisada pela Standford University, a implementação de um regime híbrido foi suficiente para reduzir os atritos ou conflitos em 35%, assim como para aumentar o índice de satisfação.

Bastou a implementação de um regime de trabalho híbrido para reduzir os atritos ou conflitos em 35%, assim como para aumentar o índice de satisfação, indica um estudo desenvolvido pela Stanford University junto a uma empresa norte-americana. Não houve qualquer impacto negativo no desempenho ou nas promoções. Na Spotify a política de trabalho ‘Work from Everywhere’ resultou não só numa diminuição dos conflitos, como numa menor rotatividade dos colaboradores e um aumento da diversidade, revelou a empresa.

“Em geral, estes resultados provam como o modelo híbrido – WFH [work from home] é frequentemente benéfico, tanto para os colaboradores, como para as empresas. No entanto, é, geralmente, subvalorizado antecipadamente”, escreveram os autores do estudo, Nicholas Bloom e Ruobing Han, citados pela Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Para além da redução de conflitos e atritos e do aumento da satisfação, a Trip.com, a empresa onde teve lugar o estudo, não considera que tenha havido um impacto negativo no desempenho dos colaboradores ou ao nível de promoções, derivada do trabalho a partir de casa. Pelo contrário: aqueles trabalhadores que tiveram a opção de trabalhar a partir de casa durante o período de análise relataram uma ligeiramente produtividade superior.

“Houve também um aumento de 8% nas linhas de código escritas por esse grupo em comparação com os empregados no escritório, uma medida de produtividade para os engenheiros de TI”, detalha a publicação norte-americana.

Graças a estes resultados, a Trip.com decidiu mesmo implementar o modelo de trabalho híbrido para toda a empresa.

O estudo da Stanford University envolveu 1.612 profissionais, entre engenheiros, profissionais de marketing e de finanças. Aqueles que nasceram numa data ímpar — digamos 3 de junho, por exemplo — tiveram a opção de trabalhar a partir de casa às quartas e sextas-feiras, enquanto os outros trabalharam sempre presencialmente no escritório.

Trabalho remoto reduz turnover e aumenta diversidade no Spotify

Ainda na semana passada, o Spotify veio dar conta dos resultados da implementação de uma política de trabalho remoto. Mais um de um ano depois de anunciar o modelo de trabalho “Work From Anywhere”, a plataforma de streaming está a recolher os frutos da nova política.

Desde fevereiro, conseguiu reduzir a taxa de rotatividade dos colaboradores, comparando com os níveis registados no período pré-pandemia. Ao mesmo tempo, aumentou a diversidade. Há agora profissionais a trabalharem a partir de 42 estados dos Estados Unidos e até a partir da Europa, nomeadamente da Alemanha, Espanha e Holanda. Com isto, os próprios objetivos de Diversity, Equity & Inclusion (DEI) foram acelerados, com cerca de metade das novas contratações a dizerem respeito a profissionais residentes fora dos principais centros do Spotify, Nova Iorque e Los Angeles.

Os conflitos ou atritos na companhia reduziram na ordem dos 15% no segundo trimestre de 2022, em comparação com o mesmo trimestre de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalho híbrido reduz atritos e conflitos em 35%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião