Governo vai prolongar comparticipação de testes à Covid-19 até final de setembro

Governo vai voltar a estender a comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional à Covid-19 prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), desta vez até ao final de setembro.

O Governo vai prolongar até 30 de setembro a comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional à Covid-19 nas farmácias, sob prescrição do Serviço Nacional de Saúde (SNS), revelou esta sexta-feira ao ECO fonte oficial do Ministério da Saúde.

“A portaria que estabelece o regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional prescritos pelo SNS e realizados nas farmácias de oficina será prorrogada até ao final do mês de setembro”, lê-se na resposta enviada ao ECO pelo gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido.

A comparticipação de testes rápidos à Covid-19 em farmácias mediante prescrição do SNS começou a ser implementada no final de maio, depois de o Governo ter terminado com a medida em abril, até então limitada a dois testes gratuitos a cada utente por mês.

De acordo com a mesma fonte do Ministério da Saúde, desde julho de 2021 até julho de 2022, foram faturados ao Estado, para comparticipação, 10.944.567 testes rápidos de antigénio, realizados pelos laboratórios de análises clínicas e farmácias no âmbito dos vários regimes legais criados para o efeito.

Entre 25 de maio e julho deste ano, foram faturados 134.471 testes com prescrição do SNS associada. Contudo, “este valor é provisório, uma vez que a faturação de julho se encontra em processo de validação no Centro de Controlo e Monitorização do SNS”, avisa o gabinete tutelado por Marta Temido.

No âmbito do atual regime, que já tinha sido estendido em julho e em agosto, os testes rápidos de antigénio à Covid-19 estão disponíveis em 1.503 farmácias do país, segundo dados da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

O regime de comparticipação de testes à Covid-19 realizados em laboratórios mantém-se também sob prescrição do SNS, numa lista que pode ser consultada no website da Direção-Geral da Saúde.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h18)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai prolongar comparticipação de testes à Covid-19 até final de setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião