Nas notícias lá fora: Espanha, petróleo e BBC

O impacto das várias medidas já anunciadas pelo governo Espanhol para conter a crise energética ascende a 13.000 milhões por ano. Reino Unido concorda em limitar o preço do petróleo russo.

O valor das várias medidas já anunciadas pelo governo Espanhol para conter a crise energética ascende a 13.000 milhões de euros por ano. O ministro das Finanças britânico alinha com a ideia de impor um teto máximo ao petróleo vendido pela Rússia.

Cinco Días

Descida do IVA do gás em Espanha custa até 200 milhões em três meses

O Governo espanhol anunciou na quinta-feira que vai descer o IVA do gás de 21% para 5%, sendo que a medida está prevista arrancar a partir de outubro. Durante os três meses de aplicação, o desconto custará aos cofres do Estado espanhol entre 190 milhões a 200 milhões de euros, de acordo com as estimativas do Ministério das Finanças espanhol. No total, o impacto das várias medidas já anunciadas pelo governo Espanhol para conter a crise energética ascende a 13.000 milhões por ano.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

The Wall Street Journal

Reino Unido aceita limitar preço do petróleo russo

O ministro das Finanças do Reino Unido, Nadhim Zahawi, concorda em impor um teto máximo ao petróleo vendido pela Rússia, apesar de um responsável russo ter dito que o país vai recusar vender petróleo aos países que imponham limites nos preços. Esta sugestão foi inicialmente avançada pelos Estados Unidos, sendo que os líderes do G7 deverão reunir-se esta sexta-feira para debater a ideia. A proposta, que já foi chamada de “cartel de compradores”, pretende influenciar os preços através dos seguros que os petroleiros são obrigados a ter parar entrar em certos portos marítimos.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Guardian

Jornalistas ponderam greve contra fusão na BBC

A pouco mais de mês de cumprir 100 anos de existência, a BBC poderá enfrentar uma greve de jornalistas na sequência dos planos para fundir os dois principais canais noticiosos da estação. A polémica instalou-se depois de, no início deste ano, ter sido revelada uma proposta para fundir a BBC News com a BBC World News.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Reuters

Credit Suisse pondera despedir 5.000 trabalhadores

O Credit Suisse está a equacionar despedir 5.000 funcionários, cerca de um décimo da sua força de trabalho, como parte de um esforço de redução de custos, revelaram fontes próximas do processo à Reuters. O banco recusou comentar esta possibilidade, referindo apenas que 2022 era um ano de “transição”, com uma reestruturação para reduzir a tomada de risco em bancos de investimento e aumentar a gestão de património.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

El economista

Bilhete médio da Ryanair subirá de 40 para 50 euros

O presidente executivo da Ryanair já tinha dito que a era dos voos a dez euros na companhia irlandesa acabou. Agora, anuncia que o preço médio dos bilhetes aumentará dez euros nos próximos anos. “Nos próximos cinco ou seis anos, o bilhete médio passará de cerca de 40 euros pré-Covid para cerca de 50”, avisou Michael O’Leary. No entanto, o CEO não espera que este aumento de preços tenha impacto nas vendas ou no passageiros transportados pela companhia, prevendo continuar a trajetória de crescimento. “Na minha opinião, os passageiros escolherão as tarifas mais baixas em comparação com as das companhias aéreas tradicionais”, disse.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Espanha, petróleo e BBC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião