5 coisas que vão marcar o dia

BCE acelera na subida das taxas de juro na Zona Euro. Governo pode apresentar plano para poupar energia. E serão conhecidos os prejuízos causados pelos fogos na Serra da Estrela.

É dia de nova subida dos juros na Zona Euro, com o BCE a preparar-se para um aumento que pode ser superior ao promovido em julho. Em Portugal, o Governo deverá aprovar o plano de poupança de energia por causa da crise energética na Europa. Saiba que assuntos prometem marcar o dia.

BCE acelera na subida dos juros

Em 21 de julho, o BCE pôs fim à era dos juros negativos na Zona Euro. Hoje, é dia de nova subida. Os investidores estão à espera que Christine Lagarde anuncie um aumento nas taxas de juro de 75 pontos base, maior do que o aumento de 50 pontos decretado na reunião anterior. A subida acontece numa altura em que os juros da dívida da periferia se têm agravado e o euro tem negociado abaixo do valor do dólar. Os economistas acreditam que a subida dos juros é a principal receita para tratar da inflação.

Governo planeia poupança de energia

Pode ser hoje que o Governo anuncia o plano para poupar eletricidade e gás no país, necessário no contexto da crise energética que se vive na Europa. Depois de ter apresentado e detalhado as medidas de apoio aos rendimentos das famílias na segunda e terça-feira, o Expresso tinha garantido que o tema da poupança de energia seria hoje discutido no Conselho de Ministros. Está prevista uma conferência de imprensa “a partir das 13h30”.

Conhecidos os prejuízos na Serra da Estrela

A notícia foi dada pela ministra da Coesão Territorial em Penela. Segundo Ana Abrunhosa, o montante dos prejuízos causados pelos incêndios que destruíram 25% do Parque Natural da Serra da Estrela este ano será conhecido no final da reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O levantamento foi pedido pelo Governo depois de ter sido decretada a situação de calamidade na região.

Matos Rosa diz adeus no Parlamento

Com cerca de dois meses de mandato pela frente, a presidente da Autoridade da Concorrência vai hoje ao Parlamento, para falar do Plano de Atividades do regulador. A audição está prevista para as 15h00. Ontem, Margarida Matos Rosa reentrou em cena, tendo multado a Santa Casa da Misericórdia em 2,5 milhões de euros, acusando-a de ter comprado a sociedade gestora do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa sem a devida notificação prévia. Quando concluir o mandato, Matos Rosa terá, de longe, o recorde de multas aplicadas, a rondar 1,5 mil milhões de euros.

Partidos ouvem banco de fomento

Beatriz Freitas também está de saída. A CEO do banco de fomento soube em junho que será substituída no cargo por Ana Carvalho, atual administradora executiva da seguradora de crédito Cosec, se o perfil merecer aprovação do Banco de Portugal. Mesmo assim, será ouvida esta quinta-feira no Parlamento, depois da hora do almoço, a pedido do Bloco, do PAN e do PSD. O banco de fomento viu-se envolvido numa polémica quando se soube que tinha atribuído um empréstimo de 40 milhões de euros a uma empresa de Mário Ferreira (que também é acionista do ECO). Entretanto, Mário Ferreira desistiu desse apoio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião