Direto Empresas intensivas em gás com Ebitda negativo este ano podem ter apoio até 5 milhões

Pacote de medidas incluem uma nova linha de crédito de 600 milhões de euros e um pacote de 235 milhões de euros de apoio para as empresas com consumo intensivo de gás.

Depois das famílias, as empresas. O ministro da Economia apresentou esta quinta-feira o pacote de medidas para ajudar as empresas fazerem face aos efeitos do aumento de preços, trabalhado em conjunto com a Comissão Europeia. No total são 1.400 milhões de euros em apoios que se distribuem numa uma nova linha de crédito de 600 milhões de euros para apoiar a tesouraria bem como mudanças no apoio às empresas com consumo intensivo de gás.

A linha poderá ajudar as empresas a lidar com o aumento dos preços da energia e de outros custos de produção, como as matérias-primas. Já com as mudanças para as empresas intensivas em gás, a ajuda por empresa deverá ser alargada de 400 mil para 500 mil euros. Cumulativamente, as empresas intensivas em gás com Ebitda negativo este ano podem ter apoio até 5 milhões. Uma medida que teve de passar previamente pelo crivo de Bruxelas devido às ajudas de Estado.

O pacote tem também uma dimensão fiscal. Por exemplo, os gastos das empresas com eletricidade, gás, fertilizantes e razões passam a ter uma majoração de 20% no IRC.

Acompanhe a apresentação de medidas aqui, em direto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas intensivas em gás com Ebitda negativo este ano podem ter apoio até 5 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião