Hoje nas notícias: pensões, sondagem e créditos ilegais

  • ECO
  • 19 Setembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As contas enviadas pelo Executivo ao Parlamento mostram que os primeiros saldos negativos da Segurança Social chegariam no final da década de 2020 e ultrapassariam os mil milhões de euros caso fosse aplicada integralmente a fórmula de atualização das pensões em 2023. Sondagem de setembro mostra que intenção de voto no PS recua, enquanto PSD recupera votos. Conheça estas e outras notícias em destaque esta segunda-feira.

Subida automática das pensões em 2023 acelerava défice da Segurança Social em meia década

Aplicar a fórmula de atualização das pensões no próximo ano levaria o saldo da Segurança Social a entrar em terreno negativo no final desta década, cinco anos mais cedo do que o previsto, mostram os cálculos do Governo enviados ao Parlamento. No documento, a análise introduz apenas alterações nas despesas com pensões, que passam a registar, em todos os anos entre 2023 e 2060, um valor superior a mil milhões de euros mais alto do que aquele que estava previsto no Orçamento do Estado (OE) para 2022.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

PSD mais próximo do PS. Montenegro longe de Costa

O PS está a perder gás nas intenções de voto, vendo o PSD aproximar-se e recuperar terreno. De acordo com o barómetro da Intercampus para o Jornal de Negócios, Correio da Manhã e CMTV, os socialistas reúnem 30,6% das intenções de voto em setembro, uma descida face aos 33,1% do mês passado, enquanto o PSD obtém 24,7%, mais 1,9 pontos percentuais em relação a agosto. Ou seja, a distância entre os dois partidos encurta de dez para seis pontos percentuais.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso livre)

BdP procura entidades que concedem créditos ilegais com juros de até 300%

Este ano, o Banco de Portugal (BdP) já detetou 60 entidades que não estão autorizadas a conceder crédito, sendo que quase um terço do conjunto de alertas emitidos desde janeiro foi feito em agosto. As entidades em causa oferecem créditos que podem atingir os 300% de juros e podem apresentar-se sob o nome de uma pessoa, com títulos como “crédito rápido” ou até referências a supostas instituições de crédito para dar credibilidade como “PNB Banque”.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Autarquias apoiam 188 mil alunos com material escolar

Pelo menos 188 mil alunos vão receber material escolar no âmbito dos apoios das câmaras municipais e que terão um custo de 7,5 milhões de euros. Em causa estão canetas, lápis, estojos, livros de fichas, entre outros materiais. Além disso, as autarquias deverão gastar 46 milhões de euros durante o ano escolar para transportarem os estudantes para a escola, num apoio que deverá chegar a 125 mil alunos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

“Em 2024, corro o risco de não ter efetivos suficientes para manter a Polícia Municipal”

O comandante da Polícia Municipal de Lisboa alerta que a redução de efetivos coloca em causa a existência daquela força a partir de 2024. “Atingimos o pico em 2018, com 588 pessoas, mas temos vindo a descer (estamos agora com 452) e tenho previsões que no final deste ano ou de 2023 isto possa chegar aos 250/300 homens. Em 2024, corro o risco de não ter efetivos suficientes para manter a Polícia Municipal”, afirma o superintendente Paulo Caldas. O responsável pede a aplicação do estatuto de pessoal da PSP e uma medida travão para evitar este cenário.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: pensões, sondagem e créditos ilegais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião