Ministra da Justiça defende que reforço de meios da PJ eleva capacidade de resposta

  • Lusa
  • 26 Setembro 2022

A ministra da Justiça salientou a importância do reforço de meios humanos da PJ, sublinhando que a entrada de 97 novos inspetores vai melhorar a resposta contra o crime.

A ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, salientou esta segunda-feira a importância do reforço de meios humanos da Polícia Judiciária (PJ), sublinhando que a entrada de 97 novos inspetores vai melhorar a resposta contra o crime, sobretudo a criminalidade económico-financeira.

“Dotamo-nos de mais meios, humanos e materiais, para movermos combate firme à criminalidade em geral, e à corrupção e à criminalidade económico-financeira, em particular”, referiu Catarina Sarmento e Castro na cerimónia de aceitação dos inspetores formados no 44.º curso da PJ, assegurando que “um reforço expressivo refletir-se-á num enorme aumento da prontidão, da capacidade de resposta e de sucesso”.

Para a governante, os novos 97 inspetores da PJ – que se juntam à centena de novas entradas para os quadros da investigação criminal ocorridas em março deste ano – serão necessários para “cerrar fileiras” no combate à criminalidade económico-financeira, notando que essa área é uma prioridade para o atual Governo.

“O desígnio do combate firme à criminalidade, o foco na corrupção e na criminalidade económico-financeira, bem patente na nova Estratégia Nacional Anticorrupção, não são apenas mais um desígnio, não são somente mais uma Estratégia. Isso mesmo o demonstra o modo multifacetado como estamos a concretizá-los. É o que nos mostra esta cerimónia de aceitação de nomeação – em que saudamos 97 novas inspetoras e inspetores”, observou.

A ministra da Justiça assumiu que o investimento em meios humanos, que consumou “o rejuvenescimento da PJ”, é igualmente acompanhado do reforço na área tecnológica da instituição, ao frisar que já “estão em marcha” investimentos de 21 milhões de euros (provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência) nesta vertente digital.

Não deixaremos de continuar a alimentar o esforço de vos dotar das melhores condições e meios, incluindo instalações, dos quais também depende o sucesso de todos os combates que vos esperam”, disse Catarina Sarmento e Castro, invocando uma “mudança de paradigma” da sociedade “que em permanência interpela o modelo tradicional da investigação criminal e da própria cooperação policial e judiciária internacional”.

A ministra da Justiça destacou também a portaria anunciada pelo primeiro-ministro, António Costa, durante a cerimónia e que contempla o reforço do quadro da PJ com 1.100 novos efetivos até 2026, entendendo que o financiamento plurianual da instituição uma “maior previsibilidade, capacidade de planeamento e de gestão”.oki

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra da Justiça defende que reforço de meios da PJ eleva capacidade de resposta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião