Diplomata americana vence ex-ministro russo e vai liderar agência global das telecomunicações

Eleições que podiam definir o futuro da internet deram a vitória a uma diplomata norte-americana em detrimento de um ex-ministro de Vladimir Putin.

A norte-americana Doreen Bogdan-Martin venceu por larga maioria o russo Rashid Ismailov na corrida à liderança da União Internacional das Telecomunicações (ITU), a entidade global que define os padrões e coordena as operações e serviços de telecomunicações em todo o mundo.

Bogdan-Martin vai assumir o cargo de secretária-geral deste organismo das Nações Unidas depois de ter conquistado 139 votos, contra os 25 do rival.

Doreen Bogdan-Martin é a nova secretária-geral da União Internacional das Telecomunicações©ITU/I.Wood, via Wikimedia Commons

Num período da história que tem sido comparado à Guerra Fria, esta eleição punha frente a frente duas visões totalmente diferentes para o futuro da internet. Bogdan-Martin é uma experiente diplomata dos EUA com uma perspetiva de expansão do acesso à internet; Ismailov foi ministro das telecomunicações e das comunicações em massa de Vladimir Putin e desempenhou cargos executivos na chinesa Huawei.

Segundo a The Economist, a escolha da norte-americana em detrimento do russo é um sinal do crescente isolamento da Rússia na cena internacional. Mas também de que a maioria dos membros da ITU quer que a internet seja uma “rede global e descentralizada de outras redes, governada maioritariamente por consensos”.

A alternativa seria a visão que tem sido promovida pela Rússia e pela China: uma internet que se “assemelha mais a um antigo sistema telefónico”, “centralizado e controlado pelos governos”, acrescenta a revista.

Em reação aos resultados, Antony J. Blinken, Secretário de Estado dos EUA, disse: “Os EUA apoiam fortemente a visão da ITU e anseia trabalhar com a Sra. Bogdan-Martin para fechar as divisões digitais, conectar as 2,7 mil milhões de pessoas que não têm acesso fiável à internet e trilhar um percurso para a ITU que expande a cooperação de todos os participantes relevantes.”

Bogdan-Martin sucede, assim, ao chinês Houlin Zhao na liderança da ITU. Terá pela frente um mandato de sete anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diplomata americana vence ex-ministro russo e vai liderar agência global das telecomunicações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião