Paulo Pimenta formaliza candidatura a bastonário da Ordem dos Advogados

Sob o lema "Dedicação, Responsabilidade e Independência", Paulo Pimenta entregou formalmente esta quinta-feira a sua candidatura a bastonário da OA.

O atual presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados (OA), Paulo Pimenta, entregou formalmente esta quinta-feira a sua candidatura a bastonário da OA. O lema da sua lista é “Dedicação, Responsabilidade e Independência”.

“É propósito da candidatura recuperar o prestígio e a reputação da Ordem dos Advogados e dar-lhe capacidade de intervenção no espaço público“, sublinho o candidato.

Em julho, na apresentação da sua candidatura, Paulo Pimenta garantiu que caso seja eleito será um bastonário em total exclusividade e apenas cumprirá um único mandato. O advogado prometeu ser uma figura “agregadora e consensual, capaz de evitar guerras e disputas”. Entre os desafios apontou a necessidade de “repensar a estrutura orgânica e funcional” da OA e encontrar uma solução “segura” e “sustentada” para o sistema de previdência.

O atual presidente do Conselho Regional do Porto pretende lançar o debate sobre o regime fiscal dos escritórios de advogados, quer fazer uma revisão ao sistema de apoio judiciário e ainda repensar a formação inicial dos advogados.

Docente universitário, Paulo Pimenta é advogado com escritório no Porto, inscrito desde julho de 1992. Possui um mestrado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Especialização em Ciências Jurídico-Processuais. Durante dois mandatos, entre 2017 e 2022, foi presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados. Foi ainda membro da Comissão de Reforma do Processo Civil em 2011.

Na corrida a bastonário da OA estão ainda António Jaime Martins, Fernanda Almeida Pinheiro, Luís Menezes Leitão, Paulo Valério, Rui da Silva Leal e Varela de Matos. As eleições estão marcadas para o próximo mês de novembro e, na eventualidade de uma segunda volta, repetem-se em dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paulo Pimenta formaliza candidatura a bastonário da Ordem dos Advogados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião