Hoje nas notícias: Cavaco Silva, pacote de apoio e corrupção

  • ECO
  • 30 Setembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O ex-presidente da República Cavaco Silva escreveu o terceiro artigo de opinião desde abril, voltando a deixar críticas ao atual Governo de António Costa, que considera “sem rumo”. Uma sondagem do Diário de Notícias revela que a maioria dos portugueses chumba pacote de apoio às famílias anunciado pelo Executivo. Conheça estas e outras notícias em destaque esta sexta-feira.

Cavaco Silva diz que Governo de Costa está “desorientado”

Pela terceira vez desde abril, Aníbal Cavaco Silva pronuncia-se sobre o desempenho do atual Governo, ao qual volta a dar nota negativa. O ex-Presidente da República considera que o Governo está “desorientado”, a “navegar à vista” e a desperdiçar oportunidades de reforma, tendo “um conjunto desarticulado e desorientado de ministros desgastados”. Para o antigo governante, faltam “reformas decisivas” que coloquem Portugal numa “trajetória de crescimento sustentável”.

Leia a notícia completa no Público (acesso livre)

Portugueses chumbam pacote de apoio às famílias

A maioria dos portugueses avaliam de forma negativa o pacote de medidas de apoio às famílias para combater a inflação, acreditando que os pensionistas vão ser penalizados com a suspensão do cálculo das pensões em 2023. De acordo com uma sondagem do Diário de Notícias, quase 70% dos que estão nas duas faixas etárias mais velhas criticam o Governo, enquanto dois terços dos inquiridos trocavam a entrega de dinheiro por dedução no IRS.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (ligação indisponível)

“Reduzir impostos ajuda, mas em política económica há muitas coisas que têm de se equacionar”, diz Siza Vieira

Nos últimos dias tem-se discutido a redução do IRC, que o ministro da Economia entende que deve ser transversal. O antigo detentor do cargo, Pedro Siza Vieira, mostra-se reticente com esta opção, apontando que “reduzir impostos ajuda sempre”, mas quando se fala “de política económica há muitas coisas que têm de se equacionar”. Isto já que “o que a história nos mostra é que as empresas investem quando sentem que o seu investimento tem retorno”, reitera o antigo ministro.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Mulher de ex-autarca do PS é suspeita de corrupção em contratos com PCM

Além da Presidência do Conselho de Ministros (PCM), também a casa da mulher de um ex-autarca do PS do grande Porto, Manuela Couto, foi alvo de buscas pela Polícia Judiciária (PJ). Manuela Couto já é arguida noutros dois processos de corrupção — as operações Éter e Teia — por contratos celebrados entre as suas empresas e autarquias do Norte.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Há 60 mil alunos sem todos os docentes

Existem ainda 60 mil alunos que não têm todos os professores, mas o número sofreu uma redução no final desta semana. “Entre os dias 22 e 28 foram lançados a concurso 793 horários, correspondentes a 11.345 horas, o que, estimamos, implique cerca de 60 mil alunos sem todos os docentes”, indica o responsável da Fenprof por esta área ao Correio da Manhã.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Cavaco Silva, pacote de apoio e corrupção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião