Inflação na Zona Euro atinge 10% em setembro. Portugal fica abaixo da média

Energia continua a impulsionar inflação na Zona Euro. Taxa atinge 10% em setembro, sendo que há países onde o IHPC chega a superar os 20%.

A inflação na Zona Euro atingiu os 10% em setembro, uma subida face aos 9,1% registados no mês anterior, de acordo com os dados publicados pelo Eurostat esta sexta-feira. Ao contrário do mês passado, Portugal ficou abaixo da média dos países do euro, ao registar uma taxa de 9,8% (no indicador utilizado para a comparação europeia).

A energia regista a taxa homóloga mais elevada entre as principais componentes da inflação da área do euro, em setembro (40,8%, face a 38,6% em agosto), segundo as estimativas do gabinete de estatísticas europeu.

Segue-se a alimentação, álcool e tabaco (11,8%, versus 10,6% em agosto), bens industriais não energéticos (5,6%, subida face a 5,1% em agosto) e serviços (4,3%, contra 3,8% em agosto).

O Eurostat disponibiliza os números do Índice Harmonizado de Preços do Consumidor (IHPC) dos Estados, que são utilizados para comparar a inflação dos países europeus entre si. Portugal registou um IHPC de 9,8% em setembro, pelo que ficou abaixo da média da Zona Euro, ao contrário do que tinha acontecido no mês passado.

As taxas mais elevadas são registadas na Estónia (24,2%), Lituânia (22,5%) e Letónia (22,4%), países bastante afetados pela guerra na Ucrânia. Por outro lado, França foi o país com um IHPC mais baixo, de 6,2% em setembro, seguida por Malta (7,3%) e Finlândia (8,2%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro atinge 10% em setembro. Portugal fica abaixo da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião