Mulher de ex-autarca do PS é suspeita de corrupção em contratos com PCM

  • ECO
  • 30 Setembro 2022

Manuela Couto, mulher de um ex-autarca do PS do grande Porto, já é arguida noutros dois processos de corrupção, as operações Éter e Teia.

Além da Presidência do Conselho de Ministros (PCM), também a casa da mulher de um ex-autarca do PS do grande Porto, Manuela Couto, foi alvo de buscas pela Polícia Judiciária (PJ). Manuela Couto, suspeita por contratos celebrados entre as suas empresas e autarquias do Norte, já é arguida noutros dois processos de corrupção – as operações Éter e Teia, noticia o Jornal Económico e o Público (acesso condicionado).

A empresária serviria de facilitadora dos negócios, sendo que estão em causa suspeitas de corrupção na adjudicação de diversos contratos públicos, relacionados com prestação de serviços informáticos.

Este processo terá mesmo nascido de uma outra investigação, a operação Teia, que se debruça sobre alegados favorecimentos às empresas de Manuela Couto por parte do município de Barcelos e do IPO/Porto, a troco de alegados favores políticos conseguidos por Joaquim Couto (ex-autarca do PS). Noutro caso, Éter, investigam-se crimes económicos associados ao Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Além da empresária, são vários os atuais e antigos funcionários da secretaria-geral da PCM que estão a ser investigados por suspeitas de corrupção. As suspeitas são de que terão recebido contrapartidas para beneficiar duas empresas, uma do Norte e outra do Centro, em contratos realizados por ajuste direto ou no âmbito de convites dirigidos a um grupo restrito de sociedades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mulher de ex-autarca do PS é suspeita de corrupção em contratos com PCM

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião