Líder do BlackRock “preocupado” com dívida de Espanha e outros países a “assombrar filhos e netos”

Investidor diz que "adoraria que a Europa pensasse mais em gerar crescimento do que em aumentar impostos".

Larry Fink, presidente do fundo de investimento BlackRock, mostra-se preocupado com o crescimento das dívidas de países como Espanha, apontando que estas vão “assombrar filhos e netos”, em entrevista a um conjunto de quatro meios de comunicação europeus, entre os quais o El Mundo (acesso pago, conteúdo em espanhol).

O investidor norte-americano, que é um dos principais compradores da dívida espanhola, deixa o alerta de que o défice vai voltar a pesar nos mercados, sendo que “hoje não estão a contar tanto quanto deviam”. Fink sinaliza também que “estes são tempos muito incertos e provavelmente mais na Europa do que nos Estados Unidos”, nomeadamente devido à dependência da Europa de uma única fonte de energia.

O líder do fundo BlackRock pronuncia-se ainda sobre as políticas a serem tomadas atualmente, defendendo que “adoraria que a Europa pensasse mais em gerar crescimento do que em aumentar impostos”. Fink salienta que nos EUA “as pessoas saem dos Estados com impostos mais altos para outros em que são mais baixos”, pelo que “aumentar impostos não funciona a longo prazo, porque há uma escolha”.

Uma das principais medidas a ser discutida agora na Europa para lidar com a crise energética é uma taxa sobre os lucros extraordinários das empresas de combustíveis. Já em Espanha foi anunciado recentemente um pacote fiscal que incluiu reduções no IRS para rendimentos baixos e médios e um imposto novo temporário sobre as grandes fortunas, acima dos três milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líder do BlackRock “preocupado” com dívida de Espanha e outros países a “assombrar filhos e netos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião