Há mais uma empresa a adotar em Portugal a semana de 4 dias. E não há corte de salário

A partir da próxima segunda-feira, 10 de outubro, os 180 colaboradores da 360imprimir.pt podem adotar um novo modelo de trabalho: a semana de 4 dias.

Há mais uma empresa em Portugal a avançar com a semana de quatro dias de trabalho. Depois de ter adotado uma política de trabalho 100% remoto, a 360imprimir.pt vai iniciar, a partir de 10 de outubro, um piloto em que propõe aos 180 colaboradores uma semana de trabalho mais reduzida, sem corte salarial. A companhia tem 20 vagas em aberto.

Depois de encerrar os escritórios em Lisboa e Braga em setembro, adotando uma política de trabalho full remote, a 360imprimir.pt quer dar mais um passo. “Esta decisão é o resultado de meses de estudo, com um cuidadoso desenho de um modelo que acreditamos salvaguardar os interesses de todas as partes. Acreditamos ainda que a nossa partilha trimestral dos impactos do modelo em todas as variáveis de negócio ajudará gestores e colaboradores a acelerar aquele que acreditamos ser o futuro modelo de trabalho”, afirma Sérgio Vieira, CEO da 360imprimir.pt.

“Tanto o teletrabalho, que já assumimos a 100% no passado mês de setembro, como a semana de quatro dias que estamos a implementar em outubro, trazem benefícios que acreditamos terem um impacto positivo nas pessoas e no negócio, com um aumento na satisfação e bem-estar, sem prejudicar a produtividade e os nossos objetivos”, diz ainda.

Empresa apoia teletrabalho

Com a adoção de um modelo 100% remoto, a empresa avançou com um subsídio para apoiar os colaboradores, revertendo para os trabalhadores as poupanças obtidas com os custos de instalações com os escritórios.

“Compreendemos que a passagem em definitivo para teletrabalho representa custos acrescidos para os nossos colaboradores e atribuímos uma compensação mensal de 30 euros para despesas associadas a teletrabalho. Fomos propositadamente conservadores uma vez que estamos a aguardar pelo Governo se pronunciar nesta matéria, de modo a avaliar se poderemos mais ir além no valor a atribuir a cada colaborador”, adianta Sérgio Vieira, à Pessoas.

Para manter a ‘cola organizacional’, a 360imprimir.pt decidiu igualmente reforçar o orçamento para o desenvolvimento de diferentes atividades de cultura e espírito de equipa, promovendo o contacto físico e pessoal entre os colaboradores.

“No que diz respeito ao budget para atividades para reforço da cultura e espírito de equipa o budget por colaborador triplicou face ao que existia no passado e é gerido pelo diretor de cada área”, refere o CEO.

Semana de 4 dias: resultados do piloto serão divulgados ao mercado

A partir da próxima segunda-feira, 10 de outubro, os colaboradores podem adotar um novo modelo de trabalho: a semana de 4 dias. O modelo será implementado de forma experimental durante dois anos, sendo o impacto da medida monitorizado em áreas como bem-estar, satisfação e motivação, tal como a produtividade, a atração e retenção de talento. Os resultados serão depois divulgados a todo o mercado, através de um Barómetro Trimestral. A empresa conta neste processo com a Deloitte.

A adesão ao modelo – que é voluntária – não representa um corte salarial proporcional ao número de horas reduzidas. “Não há corte salarial e o subsídio de almoço que corresponde ao dia extra de descanso passa para o salário”, garante o CEO.

Na prática, haverá uma redução de 17% dos dias de trabalho por ano, para 186 dias, e uma redução das horas de trabalho de 7%, para as 1.672 horas. Com essa redução dos dias de trabalho será feito o ajuste do subsídio de refeição, havendo o incremento correspondente de salário.

Com este novo modelo, a empresa pretende “suprir necessidades de reforço de equipas operacionais por via da redução do número de horas trabalhadas”.

Acreditamos que a produtividade vá subir na maioria das áreas, porém a redução horária nas áreas operacionais terá de ser compensada“, diz.

Assim, no caso de cerca de 30% dos colaboradores, afetos à área de operações e atendimento ao cliente, o modelo será ligeiramente diferente, no que toca à rotatividade do dia de descanso extra, embora esteja “garantido” que beneficiarão sempre de três dias de descanso em cada semana.

Com esta medida, além da promoção da saúde e bem-estar da equipa, a companhia pretende ainda que seja um foco de atração de talento de qualquer ponto do país. Neste momento, tem 20 vagas em aberto em IT, Marketing, Operações, Finance e Produto.

Fundada em 2013, a tecnológica que atua na área da indústria gráfica está hoje presente em 21 mercados, detendo a marca 360imprimir.pt (em Portugal e Espanha) e a Bizay (nos restantes 19 mercados europeus e americanos). A empresa, segundo dados partilhados pela companhia, está a crescer 60% face ao ano anterior e com uma faturação anual superior a 40 milhões de euros.

Além da 360imprimir.pt, o unicórnio Feedzai, a Doutor Finanças, a tb.lx e a Happytown são algumas das empresas que, mesmo sem incentivo legislativo, estão neste momento a testar a semana laboral de quatro dias ou já realizaram pilotos em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais uma empresa a adotar em Portugal a semana de 4 dias. E não há corte de salário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião