Portugal Ventures investe cinco milhões em sete novas startups

Sociedade de capital de risco do Estado reforça portefólio nas áreas da tecnologia, turismo e saúde, através de participação em rondas de investimento em conjunto com outras entidades.

A Portugal Ventures tem sete novas startups no seu portefólio. A sociedade de capital de risco do Estado investiu cinco milhões de euros no terceiro trimestre e reforçou as áreas de tecnologia, turismo e saúde. Parte das operações foi feita em conjunto com outros investidores.

“Estas empresas desenvolvem soluções em setores estratégicos como é o caso da sustentabilidade, saúde, identidade digital e turismo e estão num estágio de crescimento do seu negócio e reconhecimento no mercado nacional e internacional”, destaca o presidente do conselho de administração da Portugal Ventures, Rui Ferreira.

Desde o início do ano, a Portugal Ventures já investiu em 11 novas empresas, no valor total de 6,3 milhões de euros. Ainda assim, o número é inferior ao de 2021: até setembro, a capital de risco pública já tinha feito 37 investimentos, refere a base de dados.

As novas startups do portefólio estão divididas por três categorias: digital & tecnologia e tecnologias da saúde; turismo; e ainda uma startup da região autónoma da Madeira.

Na tecnologia e na saúde, juntaram-se à Portugal Ventures a aplicação móvel para facilitar o carregamento de carros elétricos Miio, o pacote de ferramentas de identidade digital WalliD, a solução de combate à fraude nos pagamentos Fraudio e a tecnologia de soluções para o diagnóstico e gestão de doenças C-mo Medical Solutions.

No turismo, a Portugal Ventures investiu na Pruvo, solução baseada em Inteligência Artificial que permite às agências de viagens e aos viajantes beneficiarem da flutuação de preços nas reservas de hotéis, e ainda na Spinach Tours, plataforma destinada a operadores de circuitos turísticos, em parceria com o Grupo Barraqueiro e a Boost Portugal.

Na região da Madeira, a sociedade do Estado apostou na FootAR, plataforma de realidade aumentada, imersiva, que replica um estádio de futebol virtual, com disponibilização, em tempo real, de dados e estatísticas sobre jogadores, clubes e campeonatos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal Ventures investe cinco milhões em sete novas startups

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião