Startups investidas em dez anos pela Portugal Ventures criaram 4.100 empregos

Sociedade de capital de risco do Estado investiu 177,2 milhões de euros num total de 184 startups durante os primeiros dez anos de existência.

As startups investidas pela Portugal Ventures nos últimos dez anos criaram um total de mais de 4.100 empregos. A sociedade de capital de risco do Estado atingiu uma década de atividade e pretende colmatar as falhas de mercado no empreendedorismo nacional.

Neste novo ciclo, será um grande desafio para a Portugal Ventures continuar a contribuir para a consolidação desse ecossistema, atuando nas falhas de mercado em Portugal, entregando valor a diferentes stakeholders [atores] públicos e privados, nacionais e internacionais”, assim refere a mensagem deixada pelo presidente da Portugal Ventures, Rui Ferreira.

Na última década, a capital de risco público investiu um total de 177,2 milhões de euros em 184 empresas portuguesas (regiões autónomas incluídas), o que correspondeu a 15% de todas as transações no mercado nacional. As startups financiadas “contribuem atualmente com 339 milhões de euros para a economia nacional”.

Dos sete unicórnios com ADN português (avaliados em pelo menos mil milhões de dólares), cinco contaram com o apoio da Portugal Ventures.

Depois de ter arrancado através da fusão de três instrumento de capital de risco do Estado (Inovcapital, AICEP Capital e Turismo Capital), a atual Portugal Ventures faz parte da esfera do Banco Português de Fomento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startups investidas em dez anos pela Portugal Ventures criaram 4.100 empregos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião