EDP produz 6% mais eletricidade até setembro, mas hídrica afunda 53%. Duplica capacidade no solar

Geração de eletricidade da EDP cresceu nos primeiros nove meses do ano, tendo a quebra na produção hídrica sido compensada pela geração térmica. Grupo mais do que duplicou capacidade no solar.

A EDP publicou esta sexta-feira os dados operacionais previsionais dos nove meses até setembro, onde mostra um crescimento de 6% na produção de eletricidade face ao período homólogo, suportado “pelo aumento global da geração renovável e pelo aumento da geração térmica no mercado ibérico”. A produção hídrica caiu 53%.

A empresa detalha que o aumento da geração térmica compensou a queda significativa na produção de eletricidade nas barragens, “no seguimento da seca na Península Ibérica”. No Brasil, pelo contrário, “a melhoria da situação hídrica” permitiu uma “geração a carvão perto de zero”, nota o relatório.

No período, a EDP viu a geração eólica e solar aumentar 14%. É o “resultado da maior capacidade instalada”, que subiu 2% no segmento eólico, mas, principalmente, que mais do que duplicou no solar, ao crescer 101%, para 1.474 MW (na eólica, por comparação, aproxima-se dos 12 mil MW).

Segundo o relatório, na atividade comercial, no mercado ibérico, “o volume de eletricidade vendido aumentou 9% face ao período homólogo, refletindo principalmente o crescimento dos volumes vendidos a clientes empresariais em Espanha”. “No gás, os volumes vendidos diminuíram 9%” face ao mesmo período de nove meses de 2021.

No rescaldo da divulgação destes dados na CMVM, as ações da EDP negociavam em forte alta na bolsa de Lisboa. Os títulos subiam 2,13%, para 19,7 euros, beneficiado também do contexto geral de recuperação das bolsas.

Evolução das ações da EDP em Lisboa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP produz 6% mais eletricidade até setembro, mas hídrica afunda 53%. Duplica capacidade no solar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião