Governo alemão diz que atingiu meta de encher as reservas de gás a 95%

  • Lusa
  • 14 Outubro 2022

O objetivo do Governo de atingir os 95% até 1 de novembro foi alcançado duas semanas antes, apesar da paragem do gasoduto Nord Stream 1.

O Governo alemão anunciou esta sexta-feira ter atingido, antes do previsto, o objetivo de ter as reservas de gás do país a 95%, o equivalente a dois meses de consumo no inverno, apesar da interrupção do fornecimento russo. “As reservas ultrapassaram hoje os 95%. Atingiram 95,14%”, afirmou em comunicado o Ministério da Economia alemão.

O objetivo do Governo de atingir os 95% até 1 de novembro foi alcançado duas semanas antes. “Apesar da paragem do gasoduto Nord Stream 1, as reservas foram abastecidas mais cedo do que o previsto”, afirmou o ministro da Economia, Robert Habeck, citado no comunicado.

Antes da guerra na Ucrânia, 55% do fornecimento de gás à Alemanha vinha da Rússia. Depois do conflito ter começado, em fevereiro, as entregas caíram e cessaram completamente no início de setembro. Entre as medidas adotadas pelo Governo liderado por Olaf Scholz, foram desbloqueados 1,5 mil milhões de euros para comprar gás natural liquefeito para garantir abastecimento.

As entregas de gás da Noruega e dos Estados Unidos aumentaram consideravelmente. Berlim teve, no entanto, de se abastecer a preços mais elevados, o que se traduz num aumento do preço do gás para famílias e empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo alemão diz que atingiu meta de encher as reservas de gás a 95%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião