ISEG vê economia a crescer entre 6,4% e 6,6% este ano

Os economias do ISEG admitem que a economia portuguesa poderá crescer entre 6,4% e 6,6% este ano. Previsões são mais otimistas do que as do FMI e abarcam a previsão de 6,5% do Governo.

Os economias do ISEG estimam que a economia portuguesa deve crescer entre 6,4%
e 6,6% este ano, tendo em conta a revisão em alta do PIB para o primeiro semestre feita pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). As previsões são mais otimistas face às elaboradas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e estão próximas das do Governo.

Atendendo à recente revisão em alta do INE para o crescimento no primeiro semestre, estima-se que crescimento esperado para a economia portuguesa em 2022 se venha situar entre 6,4% e 6,6%“, escreve o grupo de análise económica do ISEG na nota de conjuntura de outubro, divulgada esta terça-feira.

As estimativas de crescimento da economia portuguesa do ISEG são mais otimistas face às projetadas pelo FMI. Para 2022, a instituição liderada Kristalina Georgieva aponta para um crescimento de 6,2%, abaixo do limite inferior do intervalo do ISEG. Já o Governo antecipa um crescimento de 6,5% este ano, dentro do intervalo do ISEG, enquanto o Conselho de Finanças Públicas e o Banco de Portugal apontam para um crescimento de 6,7% este ano, acima das estimativas do instituto.

No final de agosto, o INE reviu em alta os números de crescimento do PIB do segundo trimestre. Afinal, a economia portuguesa não registou uma contração de 0,2% em cadeia, mas registou uma variação nula no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior.

Os economistas explicam que “os dados quantitativos relativos a julho e agosto não apontam para uma desaceleração significativa da atividade económica durante o terceiro trimestre”, mas antes para “para uma certa estabilização do nível de atividade face ao trimestre anterior”. “Em concreto, face ao trimestre anterior, admite-se que o consumo privado terá crescido e que investimento possa ter estabilizado”, acrescentam.

Nesse sentido, o Grupo de Análise Económica do ISEG sinaliza que o “mais provável” é que “a economia portuguesa possa ter continuado a crescer em cadeia durante o terceiro trimestre, nomeadamente num intervalo entre -0,1% e 0,3%, a que corresponde, em termos homólogos, um crescimento entre 4,3% e 4,8%“.

Já para o último trimestre de 2022, os economistas do ISEG admitem que as previsões de crescimento em cadeia “não são melhores, devendo o crescimento real situar-se entre valores marginalmente negativos e marginalmente positivos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ISEG vê economia a crescer entre 6,4% e 6,6% este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião