Fábrica de camiões da Daimler paga cheque anti-inflação de 400 euros

Unidade produtiva do Tramagal, detida pela Daimler Trucks, efetuou pagamento extraordinário a cerca de 500 operários, incluindo estagiários, em setembro.

Arne Barden é o novo líder da Mitsubishi Fuso Europa desde janeiro.

Os cerca de 500 trabalhadores da fábrica de camiões Fuso, no Tramagal, detida pela Daimler Trucks, receberam um pagamento extraordinário de 400 euros em setembro. O bónus salarial serve para os operários lidarem com a subida da taxa de inflação, no nível mais elevado dos últimos 30 anos.

Realizámos um pagamento extraordinário de 400 euros, que incluiu todos os funcionários e mesmo os estagiários”, revelou à Pessoas/ECO, Arne Barden, o alemão que, desde 1 de março, comanda os destinos desta fábrica, localizada a 150 quilómetros de Lisboa. Desta forma, a unidade produtiva pretende “ajustar os salários de forma inteligente” porque “não se pode andar a espalhar o dinheiro de qualquer maneira”.

A fábrica de camiões detida pela Daimler Trucks tem tentado absorver, nos últimos meses, os efeitos da guerra na Ucrânia: “é muito difícil lidar com a subida de custos: é a energia, são os componentes… em quase todas as áreas estamos a ser atingidos pela inflação. Estamos a ter acomodar isso nas nossas contas, porque não queremos alimentar mais a inflação”.

Na semana passada, o banco Santander também anunciou um “pagamento extraordinário e suplementar” de 750 euros para todos os trabalhadores com ordenado bruto anual até 30 mil euros. Além deste pagamento, o banco espanhol decidiu dar a possibilidade em 2023 de todos os funcionários anteciparem até 50% do subsídio de Natal.

O banco aumentou ainda o limite de crédito disponível para os trabalhadores para 200 mil euros, em novas operações de crédito, e alargou o acesso a outras medidas como a comparticipação do passe social em 50% ou o apoio a propinas no valor de 310 euros por ano por filho ou enteado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fábrica de camiões da Daimler paga cheque anti-inflação de 400 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião