5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que a AR vota a proposta de OE2023 na generalidade, o INE passa a "pente fino" os dados relativos à avaliação bancária. EDP apresenta contas ao mercado e BCE deverá voltar a subir os juros.

Os deputados da Assembleia da República vão votar a proposta de Orçamento do Estado para 2023, na generalidade. Esta quinta-feira, o INE divulga os dados relativos à avaliação bancária, procura turística de residentes, bem como do comércio internacional. É ainda dia de a EDP apresentar as contas até setembro e de nova subida de juros por parte do BCE.

Votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2023

Arranca esta quinta-feira o segundo e último dia do debate na generalidade sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) na Assembleia da República, seguindo-se a votação do documento por parte dos deputados. A apreciação do documento na especialidade começa a 28 de outubro, com a audição dos vários ministros e outras entidades, ao passo que a discussão do documento na especialidade em plenário inicia-se a 21 de novembro e prolonga-se até 25 de novembro, sendo que nesse dia decorre a votação final global. Recorde-se que o OE2023 tem aprovação garantida, na sequência da maioria absoluta do PS.

Avaliação das casas vai continuar a descer?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os resultados do Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação referente ao mês de setembro. Após 11 meses a subir, em agosto o valor mediano de avaliação bancária recuou para 1.414 euros por metro quadrado no total do país. O gabinete de estatísticas divulga ainda dados sobre a procura turística de residentes e do comércio internacional.

EDP apresenta contas ao mercado

A época de resultados das cotadas nacionais continua. Esta quinta-feira, é a vez de a EDP apresentar as contas referentes ao terceiro trimestre deste ano, após o fecho do mercado. Nos primeiros seis meses deste ano, os lucros da elétrica portuguesa recuaram 11% para 306 milhões de euros, face ao período homólogo.

Quantas crianças há na UE em risco de pobreza ou exclusão social?

O Eurostat divulga esta quinta-feira dados relativos ao número de crianças em risco de pobreza ou exclusão social na União Europeia (UE), referentes a 2021. No ano passado, havia 95,4 milhões de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social na UE, o equivalente a 21,7% da sua população, segundo os últimos dados divulgados pelo gabinete de estatísticas europeu. Portugal está em sétimo lugar entre os Estados-membros com 22,4% nesta situação.

BCE volta a aumentar taxas de juro

A 21 de julho, o Banco Central Europeu (BCE) pôs fim à era dos juros negativos na Zona Euro. Hoje, é dia de nova subida. Os investidores antecipam uma nova subida de 75 pontos base, depois da subida história a 8 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião