Hoje nas notícias: despedimentos, energia e Tomé Feteira

  • ECO
  • 31 Outubro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O aumento das compensações de 12 para 14 dias vai incidir sobre o trabalho prestado ao longo dos últimos nove anos e não apenas pelo futuro. Jorge Vasconcelos diz não ser “um defensor do mecanismo ibérico”. A marcar o dia está ainda a notícia de que o património de Lúcio Tomé Feteira está por localizar. Há mais de 15 mil alunos à espera para tirar carta de condução.

Custo dos despedimentos sobe mais do que parece

O PS propôs que a compensação por despedimento passe a corresponder a 14 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade (acima dos atuais 12 dias). Esta intenção vai aplicar-se sobre todo o trabalho prestado ao longo dos últimos nove anos, ou seja, desde outubro de 2013, e não apenas pelo futuro, ao contrário do que esperava a CIP.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

“Não sou um um defensor do mecanismo ibérico”, diz Jorge Vasconcelos

Jorge Vasconcelos, antigo presidente da ERSE, afirma que não é “um defensor do mecanismo ibérico” e sublinha que este mecanismo “foi criado para baixar os preços dos consumidores que têm contratos indexados ao mercado spot” e em Portugal, isso não existe no segmento doméstico, são mais os industriais”. Em entrevista ao Jornal de Negócios, diz ainda que não concorda “com a existência da CESE em 2022” e considera que a hipótese de regressar ao mercado regulado de eletricidade e gás é “a melhor opção” para fugir aos preços altos da energia e à incerteza dos mercados.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Governo diz que doutoramentos nos politécnicos têm “riscos”

A possibilidade de os institutos politécnicos mudarem a sua designação para universidades e passarem a poder atribuir doutoramentos está atualmente em discussão na Assembleia da República, cabendo a decisão aos deputados. Ainda assim, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) alerta para os “riscos” que essas alterações comportam, apontando que pode pôr em causa o sistema binário atualmente existente e abrir a porta a uma reorganização do setor que passe por fusões entre instituições. Estes processos seriam “complexos, desgastantes e dispendiosos”, defende o Governo.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Herança de Tomé Feteira está desaparecida

O património de Lúcio Tomé Feteira está por localizar, duas décadas após a morte do milionário de Vieira de Leiria. Michel Canals, seu ex-gestor de conta na Suíça, disse em tribunal que a fortuna do empresário foi estimada entre 800 e 1.000 milhões de euros, enquanto um ex-conhecido de Tomé Feteira e da filha afirmou que o património valeria cerca de 40 milhões de euros. No entanto, nenhum destes valores está refletido na relação de bens da herança de Tomé Feteira apresentada no processo de insolvência pessoal do ex-deputado do PSD Duarte Lima.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Mais de 15 mil alunos estão à espera para tirar carta de condução

No início de outubro, havia 15.214 exames pendentes pedidos pelas escolas de condução, para renovações de carta e para reconhecimento de títulos estrangeiros, segundo dados do Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT). Desse total, 12.881 são exames de condução e 2.333 são provas teóricas. Há quem esteja à espera durante meses pela marcação de prova, o que, segundo o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e a Associação Portuguesa de Escolas de Condução (APEC), se deve à “falta brutal” de examinadores e de instrutores.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: despedimentos, energia e Tomé Feteira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião