5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 8 Novembro 2022

Prosseguem as audições parlamentares sobre o OE2023, desta vez com o ministro da Saúde. Lá fora, as eleições intercalares nos EUA decidem o controlo do Congresso.

A agenda desta terça-feira reserva um encontro do Ecofin, duas novas audições parlamentares sobre o Orçamento do Estado para 2023, um debate sobre a falta de mão-de-obra no setor do comércio e o discurso que encerra a participação de Costa na COP27. Lá fora, o dia é marcado pelas eleições intercalares nos Estados Unidos, que irão determinar qual o partido que controlará o Congresso nos dois últimos anos do mandato do Presidente Joe Biden.

Ecofin discute regulamento Basileia III

A partir das 10h30 (9h30 em Lisboa), há reunião dos ministros dos 27 Estados-membros da União Europeia responsáveis pela Economia e pelas Finanças em Bruxelas. Um dos temas em discussão é a aplicação do Basileia III, um conjunto de medidas que visam reforçar a regulação, supervisão e gestão do risco dos bancos, para o qual a Autoridade Bancária Europeia e o Banco Central Europeu alertam que a Comissão Europeia cumpra nas discussões sobre o pacote bancário.

Fim da visita de Costa ao Egito

O primeiro-ministro termina esta terça-feira a visita a Sharm el-Sheik, no Egito, com o seu discurso de fundo na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), que decorre até 18 de novembro. Na segunda-feira, António Costa foi recebido pelo presidente do país anfitrião e pelo secretário-geral das Nações Unidas, tendo ainda participado numa mesa-redonda sobre “Transição justa”.

Intercalares decidem controlo do Congresso nos EUA

Os norte-americanos são chamados às urnas para decidir o controlo do Congresso e de vários governos estaduais. Várias sondagens apontam para que a Câmara dos Representantes volte às mãos dos republicanos, enquanto os democratas têm uma probabilidade ligeiramente mais alta de de manterem o poder no Senado. Perder a maioria numa ou em ambas as câmaras do Congresso vai moldar bastante os próximos dois anos da presidência de Joe Biden.

Pizarro ouvido sobre Orçamento do Estado

Continuam esta terça-feira as audições parlamentares sobre o Orçamento do Estado para 2023, que está em discussão na especialidade depois do primeiro voto favorável na Assembleia da República. Desta vez, será o secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, a ser ouvido a partir das 9 horas. Pelas 16h, os deputados vão inquirir o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, cuja pasta conta com mais 1.177 milhões de euros na proposta orçamental deste ano face a 2022.

Escassez de mão-de-obra em debate no Fórum do Comércio

Sob o tema “Como lidar com a escassez de mão-de-obra e as mudanças geracionais”, o Fórum do Comércio decorre esta terça-feira, a partir das 10 horas, para debater os principais desafios do setor. O evento é organizado pela União de Associações de Comércio e Serviços (UACS) e conta com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, e o secretário de Estado do Trabalho, Luís Miguel Fontes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião