Mais de metade dos advogados de Lisboa em risco de burnout

Desde o dia 7 de novembro que os advogados da área de intervenção do CR Lisboa podem inscrever-se para consultas virtuais acompanhadas por um psicólogo, que vão acontecer todas as sextas-feiras.

O Conselho Regional de Lisboa (CRLisboa) da Ordem dos Advogados acaba de criar um Gabinete de Apoio Psicológico (GaBEP) que já está disponível para consultas virtuais.

Desde segunda-feira, que os advogados da área de intervenção do CR Lisboa podem inscrever-se para consultas virtuais acompanhadas por um psicólogo, que vão acontecer todas as sextas-feiras, entre as 09h00 e as 14h00.

O GaBEP, coordenado pela psicóloga do trabalho e das organizações e professora auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Sónia Gonçalves, prestará consultas em regime on-line, dinamizadas pelo psicólogo Thiago Paiva, e para as frequentar bastará aos advogados fazer uma inscrição on-line, sem qualquer custo.

“Esta medida insere-se num conjunto de iniciativas que o CRLisboa tem vindo a levar a cabo, na sequência daquilo que foi a avaliação feita da experiência e a pressão que muitos colegas viveram, sobretudo nos últimos dois anos, devido à pandemia e seus impactos”, segundo João Massano explicou à Advocatus.

Perante este cenário e com as queixas de burnout profissional no topo dos problemas de saúde que foram sendo comunicados ao CRLisboa, em 2022 o Conselho tomou a iniciativa de:

  • Realizar um inquérito para medir o impacto e a incidência deste problema na classe: de uma amostra de 2056 advogados(as) participantes, registaram-se valores preocupantes de risco de burnout (52,5%) e de burnout em progresso (16,4%);
  • Fazer uma edição especial do podcast do Conselho – Pod Esclarecer – que se prolongou por três episódios, e no qual a psicóloga Sónia Gonçalves esclareceu dúvidas e respondeu a questões;
  • Realizar uma conferência (em outubro) em que se abordaram vários aspetos do burnout, desde o conceito às formas de intervenção.

Qual a função deste gabinete?

O GaBEP tem como principal missão dinamizar ações que que visem a promoção do bem-estar psicológico de todos os advogados com inscrição ativa na Ordem dos Advogados e residentes na área de intervenção do Conselho. Os seus principais objetivos centram-se na promoção do bem-estar psicológico, através do acompanhamento terapêutico em consulta de psicologia clínica e da realização de ações de prevenção e promoção da saúde mental.

O gabinete funciona garante a confidencialidade de todos os que procuram o serviço. Todo o processo, bem como os dados, são única e exclusivamente acedidos pelo psicólogo responsável.

A abordagem é baseada em evidência clínica e científica, para quem procure o apoio psicológico relacionado com desafios de desenvolvimento no ciclo de vida, dificuldades e conflitos em vários contextos (família, trabalho), desafios do foro emocional, gestão do stress, burnout, ansiedade, depressão, perturbações do sono, entre outros.

Como funciona?

Todo o acompanhamento é realizado em formato on-line, pelo que os utentes do serviço necessitarão de um computador com câmara, microfone, bem como um espaço que garanta a sua privacidade.

Após o preenchimento do formulário (https://forms.gle/CMUSw896JB1uvNsN9) com o pedido da 1.ª consulta, será realizada uma sessão para compreender o tipo de ajuda pretendido, avaliar a situação e estabelecer objetivos. Com base na primeira sessão, serão agendadas as próximas consultas. O serviço é integralmente gratuito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de metade dos advogados de Lisboa em risco de burnout

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião